Como Calcular o Peso Ideal

Como calcular o peso ideal 1

Aprenda a calcular o Índice de Massa Corporal (IMC)

A busca pelo corpo em forma nem sempre tem a ver com beleza. Na verdade, a primeira razão de deveria motivar a busca pelo corpo modelado, no peso ideal e em movimento deveria ser a saúde. Uma das bases para saber sobre seu estado de saúde, levando em consideração o peso, é o cálculo do Índice de Massa Corporal, o IMC. Aprenda a calcular o seu e veja se está dentro do que é considerado “saudável”:

Para saber o quanto você deveria pesar, é preciso fazer o cálculo do IMC, que é o índice de massa corpórea. A fórmula é bem fácil, você pode fazer em casa mesmo e descobrir se está dentro do normal ou precisa cuidar-se mais. O cálculo é o seguinte: divida o seu peso pela sua altura ao quadrado, ou seja, se você pesar 60 kg e medir 1,60 m faça a conta: 60/ 1,60 x 1,60= 60/2,56= 23,5. Seu IMC está entre 23 e 24, isto significa que você está entre os parâmetros normais.

Segundo a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade, a tabela do IMC é classificada da seguinte maneira:

IMC abaixo de 18,5 – abaixo do peso ideal

IMC entre 18,5 e 24,9 – dentro do peso normal

IMC 25 a 29,9 – acima do peso ideal (sobrepeso)

IMC entre 30 e 34,9 – obesidade grau I

IMC 35 a 39,9 – obesidade grau II

IMC de 40 em diante – obesidade grau III

É sempre bom manter o seu índice de massa corpórea dentro dos níveis normais, isso, além de contribuir esteticamente, também está prevenindo você de desenvolver doenças relacionadas ao excesso de peso. Se você, por acaso, está com sobrepeso ou em algum dos graus de obesidade, procure um médico especialista e comece logo um tratamento, dieta balanceada e prática de exercícios físicos adequados para o seu caso.

 

Deixe um comentário