Como Colocar Limites nos Filhos

Como ensinar limites aos filhos

Há mais ou menos cinqüenta décadas, os limites para os filhos eram impostos pelos pais e não havia conversa. O respeito imperava dentro das casas, nas relações familiares. Com o passar dos anos, as coisas começaram a mudar um pouco.

É importantíssimo manter um diálogo aberto com os filhos e dar espaço para que eles apontem aquilo que acreditam estar errado. O papel dos pais é, primeiramente, ouvi-los. Só então depois é que se deve formular a resposta adequada ao posicionamento das crianças.

Muitas vezes as crianças reclamam do excesso de cobrança ou proteção por parte dos pais, querendo saber sempre onde estão, com quem, se já fizeram os deveres da escola, entre outros. Porém, crianças que não recebem este tipo de atenção estão propensas a desvios de personalidade e ausência de responsabilidade.

Uma ótima maneira de incentivar as crianças a fazerem as coisas corretamente, é dando o exemplo, em primeiro lugar. Se você quer a ajuda deles para tirar as comprar do carro ou arrumar o quarto, por exemplo, faça isto de maneira natural.

Vale lembrar que o bom exemplo deve partir do pai e da mãe, de nada adianta somente um ensinar o que é correto aos filhos. Isto pode, inclusive, gerar brigas entre o casal. Incompreensão vinda de um dos lados de uma relação, com certeza irá prejudicar o que se pretende ensinar às crianças.

Outra maneira de colocar limites nos filhos é tentar conceder a eles uma responsabilidade diária. Assim eles irão saber, desde pequenos, que é necessário ter comprometimento com as atividades, por mais simples que elas sejam. Confira a ele o compromisso de alimentar ou levar para passear o cachorro, todos os dias. Pode ser divertido e muito proveitoso para os pequenos.

 

Por Ingrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário