Como combater a má digestão – causas e sintomas

Como combater a má digestao

Como combater a má digestão – causas e sintomas

Muitas pessoas sofrem com sintomas da má digestão, eles podem aparecer logo após as refeições ou em qualquer momento do dia , dependendo dos distúrbios gástricos que são dos mais variados.

Algumas das causas para o aparecimento da digestão é a combinação errada de alimentos principalmente a mistura de alimentos ricos em proteínas ou derivados do leite que tornam a digestão lenta e “pesada”.

A má digestão também ocorre devido a intolerância a determinados alimentos que deixam a sensação de estômago cheio e pesado. O estresse também é um fator isolado que contribui bastante para o problema da má digestão, alimentar-se de forma errada e alimentos gordurosos ou fora de hora também aumentam as possibilidades de sofrer com o problema.

ma-digestao

Causas da má digestão :

Existem vários fatores capazes de desencadear a má digestão entre eles estão:

– Alimentar-se excessivamente de proteínas como alimentos ricos em fibras.

– Comer rápido demais sem mastigar corretamente os alimentos

– Doenças como úlcera ou refluxo

– Consumo de alimentos de lenta digestão

– Consumir alimentos ricos em proteínas misturado aos alimentos ticos em açúcar

– Beber líquidos durante as refeições.o excesso de líquidos durante as refeições dissolve o ácido clorídrico que é essencial para a boa digestão dos alimentos.

– Alimentos com alto teor de gordura ou frituras

– Fumar durante as refeições

Conheça também os sintomas clássicos da má digestão :

Os principais sintomas da má digestão são :

– Azia

– Barriga inchada

– Arrotos frequentes

– Gases

– Enjoo

– Sensação de esômago estufado

– Cansaço logo após as refeições

– Prisão de ventre

– Diarreia

– Dores abdominais

Entre os sintomas mais comuns podemos ressaltar o acúmulo de gases, e arrotos, a sensação de barriga inchada e estômago pesado. Dependendo do alimento consumido podemos destacar também o enjoo e ânsia de vomito.

Dicas simples para ajudar a combater a má digestão :

Quando se encontra em uma crise de má digestão alguns medicamentos como sal de frutas podem ser usados para melhorar os sintomas da má digestão. É possível ainda optar por outros medicamentos ou até por tratamentos naturais como chás e sucos de fruta.Se a má digestão é constante procure o médico de sua confiança.

O sal de fruta Eno, Sonrisal,leite de Magnésia entre outros, são facilmente encontrados em farmácias e não necessitam de receita, esses medicamentos são na verdade paliativos. Não desaparecendo os sintomas consulte o seu médico.

Se preferir optar por tratamentos naturais para combater a má digestão vale apostar nos chás de boldo, erva doce , ou se desejar faça uso dos sucos de frutas como por exemplo abacaxi com hortelã, laranja com couve que são altamente digestivos e vão dar o alívio que você tanto necessita.

Melhore também os seus hábitos alimentares, aprenda a mastigar bem os alimentos e evite misturar gordura com açúcar, evite também alimentos “pesados” durante à noite. Invista nos lactobacilos encontrados facilmente em supermercados eles ajudam no processo digestivo por restabelecem a flora intestinal e combatem as bactérias produtora de gases .

Conheça alguns alimentos que ajudam na digestão :

Alguns alimentos aceleram o processo digestivo e evitam os sintomas da má digestão podemos destacar alguns aliados confira abaixo quais são eles:

– Iogurte : enriquecidos como báctérias e lactobacilos ajudam na digestão

– Fibras : elas aumentam a velocidade intestinal e melhoram o funcionamento do intestino .

– Frango : Proteína de baixo “peso digestivo” aumenta a sensação de saciedade por se tratar de uma carne magra diminui os níveis de açúcar no sangue.

– Maçã : Fruta rica em pectina substância que aumenta as bactérias boas que contribuem para o bom funcionamento do intestino.

 

 

 

 

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!