Como combater o Efeito sanfona

Como combater o Efeito sanfona

Dicas para acabar com efeito sanfona

As pessoas que sofrem com a tendência a engordar vivem de dieta, e na maioria das vezes após atingir o peso ideal acabam tendo que lutar mais uma vez com o efeito sanfona.Manter o peso é também uma luta constante pois é preciso fazer uma manutenção rígida afim de evitar que os quilos eliminados voltem novamente. Manter o peso é o passo mais difícil e desafiador em uma dieta alimentar de emagrecimento.

Por isso hoje separamos algumas dicas para acabar com o eterno engorda-emagrece, mais conhecido como efeito-sanfona. Primeiro tenha em mente que o nosso organismo é o mesmo do homem primitivo. Quando emagrecemos, é como se não conseguíssemos caça ou alimento. Nossos genes, que defendem o depósito de gordura, vão ativar vários mecanismos para tentar recuperar o peso.

Por esse motivo os médicos aconselham que a perda de peso não seja de forma agressiva e rápida demais, pois quando isso ocorre , o corpo entende que é um problema e precisa ser contornado. O ideal é fazer uma dieta equilibrada e emagrecer de forma gradativa e ir perdendo pouco peso ao longo da dieta para que o organismo não sinta a necessidade de reposição de gordura novamente.

O efeito sanfona também é prejudicial a nossa pele acarretando assim o aparecimento de estrias e flacidez . Manter o peso estabilizado propicia à pele o tempo necessário para se recuperar da mudança. Dietas drásticas e muito restritivas geram emagrecimento rápido, mas não necessariamente a perda é de gordura e sim, músculos. Isso diminui o metabolismo e torna ainda mais difícil manter o peso.

Observe que toda vez que se emagrece muito rápido , ao final da dieta o corpo está mais propenso a recuperar tudo o que foi perdido e mais um pouco. A ingestão descontrolada de calorias, associada à desaceleração do metabolismo pelo organismo, que exige cada vez menos alimento para se manter, gera uma bomba relógio que culmina com o retorno de todo o peso perdido e mais alguns quilos extras. Por isso o ideal para evitar o efeito sanfona é fazer uma dieta alimentar com baixas calorias direcionada a cada indivíduo , nesse caso um médico nutricionista pode prescrever uma dieta que se encaixe em seu ritimo de vida , e fazer uma reeducação alimentar sem a necessidade de passar fome e ao mesmo tempo perder peso de forma saudável, sem a necessidade de ter que encarar o efeito sanfona logo ao término da dieta.

O processo de manutenção do peso ideal também deve ser avaliado pelo profissional com cautela e seguido a risca por aqueles que estão propensos a engordar com maior facilidade. É importante ficar sempre atento ao peso determinado como o peso ideal para cada individuo e manter uma dieta de manutenção de peso. Geralmente esse tipo de dieta dá mais acesso a outros alimentos antes proibidos porém com dias certos e quantidades. Não é nada fácil manter o peso ideal, o fundamental é a força de vontade para alcançar suas metas e manter acima de tudo uma alimentação saudável sem a sensação de estar vivendo um castigo.

 

 

 

 

Deixe um comentário