Como Controlar a Ansiedade

Mãos transpirando, tremores pelo corpo, coração acelerado… Para quem já teve, ou apresenta constantemente os sintomas descritos acima, sabe bem o que é a ansiedade, e como ela pode dificultar o convívio social de um indivíduo. Segundo os especialistas, a ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central diante de uma possível situação de perigo.

A ansiedade é bem próxima do medo. A diferença, é que o medo tem um fator desencadeante real e palpável, enquanto que a ansiedade o fator de estímulo tem características mais psíquicas, irreais. Ela possui sintomas de características psicológicas, o que mostra a ligação entre o lado físico e psíquico. Representados pelos sintomas físicos como taquicardia (coração acelerado), tremores, tensão muscular, aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal (movimentos intestinais involuntários) e até cefaléia (dor de cabeça).

A ansiedade pode ter diversas origens:


– genética – nesse caso a manifestação de ansiedade pode ser precoce, onde a pessoa desde cedo se mostra uma criança agitada e hiperativa, que chora com facilidade e às vezes até com dificuldade de dormir.

– Decorrente de uma infância e adolescência problemática, na qual as dificuldades dos pais, faz com que ela se sinta insegura, e vá gravando e condicionando um sentimento de que alguma coisa ruim pode acontecer a qualquer momento.

– Pela dificuldade de se adaptar às mudanças e incorporar fatos e situações novas ou desconhecidas. Ou ainda por traumas de infância, grandes sustos, perdas afetivas e materiais. Mas como controlá-la?

Para o tratamento da ansiedade, na maioria das vezes, são indicadas técnicas de relaxamento, exercícios que levam ao controle da atividade do organismo – meditação e ioga, manter boas noites de sono, exercícios físicos, ter um hobby – cultivar atividades prazerosas -, e algumas terapias (cognitiva, comportamental e a interpessoal). Pode se utilizar em conjunto – mas sempre após a avaliação do médico -, também medicamentos eficazes no tratamento dos transtornos de ansiedade, como os antidepressivos e os ansiolíticos.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário