Como Cuidar da Pele Seca

A pele seca também pode ser conhecida como ‘xeratose’ e não possui idade para surgir. Até mesmo crianças podem ter esse problema, que se caracteriza por textura fina, poros invisíveis, pouca elasticidade e tendência à descamação, podendo também acarretar envelhecimento precoce, vermelhidão, coceiras e até mesmo sangramentos.

Muitas pessoas acham que a pele seca sofre de falta de água, o que não é verdade. O que acontece, é que a pele seca, se exposta ao excesso de água, pode ficar ainda mais ressecada. Um dos fatores que costuma deixar a pele seca é, por exemplo, tomar banhos muitos demorados e com água muito quente. Além de fatores externos, como sol, vento e poluição, mudanças bruscas de temperatura e falta de hidratação correta serem um dos principais motivos que levam ao ressecamento epidérmico.

Passar muito tempo em ambientes onde o ar é seco também contribuem para o ressecamento da pele, tanto quanto locais em que o ar-condicionado fica ligado direto. Por isso, para as pessoas de pele seca que convivem diariamente nesse tipo de ambiente é recomendável o uso de um climatizador, que irá purificar e filtrar o ar.

É recomendável ainda evitar produtos que contenham materiais que contribuem para o ressecamento da pele, como o níquel e cromo, presentes em jóias e bijuterias, além do látex de preservativos, luvas de borracha, fones de ouvidos, etiquetas, curativos e elásticos, além de substâncias presentes em cosméticos e perfumes, produtos para cabelo, sabão em pó e amaciantes de roupas.

Para tratar a pele seca, deve-se investir no uso de cosméticos com base oleosa na composição. Bons exemplos são hidratantes com componentes antioxidantes, como vitamina E, A e C, também auxiliam na prevenção do ressecamento. A hidratação pode ser feita duas vezes ao dia, com uma formulação mais leve para o dia e outra mais pesada para uso noturno. Lembrando que o produto usado durante o dia precisa conter proteção solar.

Por Malanny Serejo / Fontes:vilamulher./dermatologia.net

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário