Como Cuidar de Plantas

Como todo ser vivo, as plantas também possuem sensações e necessitam de cuidados, que se estendem ao alimento, luz, água e toda a atenção que você possa dar para mantê-las sempre lindas e fortes. Para isso, é preciso saber, primeiramente, em qual lugar da casa ou jardim a planta em questão se adapta melhor. Pois todas sentem a mudança de ambiente, que se manifesta através da rápida queda de suas folhas. Contudo, ao serem colocadas no local adequado, dentro de pouco tempo voltam ao normal.

Para saber como cuidar bem de suas plantas, siga as dicas abaixo:

– Certifique-se de que a quantidade de luz seja suficiente para o tipo de planta.

– O uso de adubos se faz necessário sempre. Uma pequena dose a cada trinta dias é suficiente, mesmo no inverno, quando as plantas estão em período de dormência. A quantidade deve ser aumentada na primavera e verão, quando é mais intenso o crescimento.

– O maior mal que você pode fazer às suas plantas é encharcá-las. A umidade excessiva ocasiona o apodrecimento das raízes e favorece o surgimento de pragas e doenças. Entretanto, não deixe o solo ficar muito seco. Para testá-lo basta encostar o dedo; se ainda senti-lo úmido não será necessário molhar. É importante que se use um regador com chuveirinho para que a água escoe aos poucos, umedecendo o solo por igual.

– As plantas precisam de prevenção contra doenças. Por isso, uma vez ao mês, aplique um inseticida e um fungicida. Assim sua planta ficará sadia e protegida.

– – Mantenha sempre as folhas livres de pó e de resíduos de poluição. Isso não só melhora a aparência da folhagem como impede a obstrução dos poros que permitem que as plantas respirem.

–  Em zonas urbanas, as folhas sujam-se com maior freqüência, ficando gordurosas e descoloridas. Lave-as pelo menos duas vezes por ano. As folhas aveludadas devem ser limpas com um pincel.

– As plantas de pequenas dimensões podem ser limpas com uma leve pulverização com água à temperatura ambiente. Para evitar molhar os móveis, faça-o no exterior ou então utilize a banheira ou o lavatório .

– Às plantas de grande porte, que se tornem difíceis de transportar, lave cada folha separadamente com uma esponja ou pano macio. Durante este processo, segure cada folha com uma mão e com a outra limpe suavemente.

– No final da lavagem, no inverno, seque-as cuidadosamente. O excesso de umidade residual pode queimá-las ou estragá-las. No verão, a água ajuda a mantê-las frescas e saudáveis.

Por Malanny Serejo /Fonte: paisagismobrasil./cultivando.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário