Como Cuidar dos Calçados

Na maioria das vezes, reservamos mais atenção aos cuidados com as peças do vestuário e acabamos por deixar de lado o cuidado com os acessórios, principalmente com os calçados. O que é um erro, já que eles são tão imprescindíveis no dia a dia quanto às roupas, além de fazerem uma diferença enorme na construção de um look adequado e bonito. Por isso, cuidar bem dos calçados é fundamental, pois a falta de limpeza, o uso de produtos incorretos e a conservação inadequada acabam por encurtar a vida deles.Para evitar isso e conservar seus calçados por muito mais tempo,aprenda, abaixo, como cuidar bem dos seus calçados:

– Ao comprar um sapato com sola de couro, antes de usá-lo, leve-o a um sapateiro e peça para ele colocar solas de proteção a fim de evitar que a água penetre no couro e o estrague mais facilmente.

– Sapatos de camurça são muito sensíveis a manchas e a líquidos. Por isso, utilize um spray sem silicone para impermeabilizá-los; já para os de couro, o ideal é um produto a base de silicone. Mas, antes aplicá-lo, retire todo o pó. Após, deixe-os secar durante a noite toda.

– A limpeza dos calçados deve ser feita, no mínimo, a cada três meses. Veja como limpar cada tipo de material:

Couro: é um tecido duradouro quando tratado de maneira correta. Hidratá-lo é essencial para continuar com uma boa aparência, seja com óleo de vaselina ou silicone, que são os mais recomendados para esse material. Por isso, é preciso sempre encerar ou engraxar com uma esponja macia. Para tirar o pó, basta passar uma escova feita de pêlo de cavalo.


Madeira: Evite usar panos úmidos, porque isso faz com que o material apodreça facilmente e mais rapidamente. Para limpar, aplique uma leve camada de betún – um tipo de parafina usada para lubrificar a madeira – ou então, use saches de cânfora, que evitam o escurecimento das partes claras quando usados debaixo das palmilhas.

Camurça e Nobuck: Para retirar a sujeira, utilize uma escova de náilon e para pequenas sujeiras, usar a borracha (detergente sólido). Para a limpeza do sapato inteiro, utilizar um produto de solução líquida encontrada em lojas de calçados ou passar condicionador – de cabelo mesmo – que hidrata e renova o aspecto aveludado do material. Para restaurar a cor e o brilho, depois de limpar com o produto, passar um revivador de camurça e norbuck. Apenas quando estiver bem seco, passe uma escova para levantar a penugem novamente.

Plástico: O material tem que ser lavado com freqüência pois, quando usado a umidade não evapora. Para lavar, utilizar sabão neutro com água morna ou gelada.

Sintético: Passe pano seco e produtos específicos é o suficiente.

Corda e cortiça: para limpar o solado feito com um desses dois materiais é necessário retirar o mais substancial com uma borracha escolar e depois passar um pano com terebintina ou água morna.

Verniz: com azeite ou glicerina, molhe um pano e passe no sapato de verniz. Não colocar peso sobre os sapatos desse material pois o peso pode estragar o lustro.

– Evite secar seus calçados em aparelhos elétricos, como atrás das geladeiras ou em secadoras e muito menos ao sol, pois, ao secar com calor, eles correm o risco de deformar, encolher, ressecar e ficar sem brilho.

– Para secar o calçado úmido, encha-o de jornal amassado, pois o papel absorve a umidade. Deixar secando na sombra.
Depois de bem seco, limpe-os de acordo com o material.

– Guarde os seus calçados em locais secos, arejados, onde não há acúmulo de poeira. É importante também deixá-los longe do sol.

– Os pares de calçados devem ser guardados em sacos de tecidos, TNT ou caixas de papel. O ideal é fazer furinhos para que ventile no interior. Evitar caixas plásticas e locais muito fechados porque aumentam o risco de mofo e de maus odores.

 

Por Malanny Serejo

Deixe um comentário