Como Economizar Água em Casa

como economizar agua em casa 1

 

Dicas para reduzir consumo de água

A água é um dos nossos bens mais preciosos, por isso é importante que as pessoas tenham consciência de que ela está cada vez mais escassa em muitas regiões e que, sem água, não há vida. Por enquanto, aqui no Brasil muitos lugares contam com a distribuição dela de forma abundante e despreocupada, tanto que muita gente desperdiça sem pensar no futuro. Basta pagar a conta para ter esse bem natural saindo pelas torneiras. Porém, vamos pensar ecologicamente e também econômica, descobrindo alternativas para reduzir o consumo:

  • Parece difícil, pois usamos água para tudo, mas imagine que será mais complicado ainda o dia em que ela não estiver mais disponível, nem pagando a conta mais cara. A economia é muito simples, basta ter consciência e pensar um pouquinho antes de esbanjar. Pequenas mudanças já podem fazer a maior diferença.
  • Vamos começar pelo banho, que é uma coisa comum e que, ainda mais nesse calorão do verão, fazemos mais de uma vez ao dia. Procure reduzir o tempo embaixo do chuveiro, pois em poucos minutos é possível tomar um banho completo, sem necessidade de ficar meia hora, uma hora enrolando sob a água.
  • Outra atitude que podemos mudar é sobre a hora de lavar louça. Que tal ensaboar a louça toda com a torneira fechada e somente depois usar a água para enxaguar tudo bem rapidinho? Já é uma grande economia. Isso serve também para a escovação dos dentes, utilize a água somente na água de enxaguar a boca. Enquanto escova, não deixa a água correndo ralo abaixo.

Já que é comum o uso de máquinas para lavar roupas, procure usar o mínimo de água possível, regulando sempre a cada lavagem o nível de água de acordo com a quantidade de roupas. E em vez de deixar a água de cada lavagem ir embora pelo ralo, guarde em baldes para lavar a calçada, o piso da garagem, entre outras partes da casa que você usaria água limpa.

 

1 Comentário

Deixe um comentário