Como Escolher um Bom Vinho

Escolhendo o vinho certo

O vinho é uma das bebidas mais charmosas que existem, é, geralmente, a preferida para acompanhar jantares românticos. Seus vários tipos combinam com diferentes tipos de alimentos, por exemplo, o vinho branco é ótimo para acompanhar pratos com peixes e o tinto para as massas. Independente da especificidade da uva, em primeiro lugar deve vir a qualidade.

A maneira como são cultivadas as uvas, irá decidir a qualidade que o vinho terá. O clima, a maturação, a colheita, o processo de esmagamento, o armazenamento e a fermentação devem seguir passos diferenciados para cada tipo de vinho que se deseja produzir.

Um bom vinho, quanto mais antigo melhor é seu sabor. Quando jovem, o vinho tinto apresenta um tom de roxo, com o passar dos anos ele vai ficando mais puxado para o tom de cereja. Quanto mais suave a cor do vinho, maior o seu envelhecimento. O vinho branco, quando jovem, tem um tom esverdeado, puxado para o limão. Com o passar do tempo ele vai ganhando um tom puxado para o dourado. Seu sabor pode ficar mais ácido depois dessa modificação na tonalidade.

Quando for escolher um vinho através do seu aroma, quando mais forte, melhor a qualidade da bebida. Já no sabor, há sempre um gostinho ácido, dando um amargor suave ao vinho. Desconfie quando ele for muito doce, pode ter recebido adição de açúcar, assim como os muito amargos, principalmente os brancos, podem ter sofrido fermentação inadequada.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário