Como Escolher Uma Carreira Profissional?

Momento crucial na vida de qualquer pessoa, a hora de escolher qual carreira seguir, é um das horas mais aguardadas pelos pais, que costumam querer influenciar na decisão dos, filhos. E uma das decisões mais importantes deste, então adolescente que dará o primeiro passo rumo ao seu futuro profissional. No entanto, não são apenas eles que enfrentam este dilema. Os mais velhos – jovens por volta dos 20 a 30 anos – que, por algum motivo, decidem por mudar de área e recomeçar numa nova carreira e profissão diferente da anteriormente escolhida.

Por isso é importante buscar, antes de tudo, o autoconhecimento. Administrar bem o seu tempo, dando prioridade para o que realmente lhe interessa, para que possa descobrir seus reais dons e vocações, procurando não se deixar pressionar por fatores externos – família, amigos, namorados, etc. Embora eles possam ter a melhor das intenções em te ajudar, só você sabe e pode decidir qual a carreira certa a ser seguida.

São diversos os fatores que precisam ser observados na hora de escolher qual carreira seguir – quais profissões oferecem maior garantia financeira, qual possui mais oferta de empregos, etc -, porém, leve em consideração sua satisfação pessoal, para que o trabalho se torne uma fonte de prazer, e não apenas uma forma de compensação financeira.

Durante o processo de escolha, esteja sempre bem informada, aprenda o máximo que puder dos assuntos que fazem parte da área – ou áreas – pretendida. Se já definiu qual carreira pretende seguir, busque trocar conhecimentos com pessoas que trabalham no ramo escolhido, questione-as sobre como tudo funciona, os prós e os contras dessa profissão. Procure sanar todas as suas dúvidas, só assim, você terá a certeza de que essa é realmente a carreira ideal para você.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

Deixe um comentário