Como Evitar as Micoses no Verão

Umidade gera micose – evite

O verão é uma estação maravilhosa, porém que nos obriga a manter alguns cuidados maiores com a saúde. Com o aumento no número de vezes que vamos à praia ou entramos na piscina, estamos mais propensos aos riscos que o calor e a umidade podem apresentar. Micoses e doenças de pele estão entre as principais ameaças do tempo quente.

O calor excessivo pode auxiliar no desenvolvimento dessas doenças. No verão é muito comum as mulheres ficarem expostas ao Sol durante muito tempo, o que elas não sabem é que um fungo presente nos cabelos, popularmente conhecido como pano branco, pode se espalhar pelo corpo, causando manchas esbranquiçadas pelo rosto, peito e costas. A oleosidade dos cabelos pode aumentar esse risco, por isso é bom usar produtos que diminuam a gordura dos fios. O tratamento é feito com medicamentos antimicóticos, mas a pigmentação da pele pode levar semanas e até meses para voltar ao normal.

Outro probleminha que ocorre bastante, não somente no verão, mas sempre que partes não arejadas do corpo fiquem úmidas, é a frieira. Também provocada por um fungo, ela se manifesta, geralmente, entre os dedos dos pés. A doença causa ardência, dor e coceira. Para evitar que isso ocorra você deve sempre secar bem entre os dedos após o banho e evitar o uso excessivo de sapatos fechados. Para tratar use cremes ou pomadas específicas, os sintomas podem desaparecer, mas o fungo tende a se manter no local, por isso é importante o tratamento.

Os fungos adora umidade, por isso mantenha sempre o corpo sequinho. Na praia, é comum passar o dia todo com o maiô ou biquíni úmido, isso pode causar a micose de virilha, que gera coceira e vermelhidão. O caso é tratado com o uso de pomadas e cremes, em casos mais graves é indicada medicação oral específica.

Procure usar sempre chinelos de borracha enquanto estiver na beira da praia ou ao redor da piscina. Quanto às roupas de banho, tome uma chuveirada e seque-se bem.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Comentário

Deixe um comentário