Como Evitar Estrias na Musculação

Com cada vez mais pessoas querendo ganhar massa muscular, no menor período de tempo possível, podem, nesse caminho, também surgir um problema muito comum mas bem difícil de ser tratado quando instalado, as temidas estrias. Elas ocorrem quando os músculos se desenvolvem muito rápido, um efeito colateral bastante corriqueiro e enfrentado por quem se submete a treinos pesados de musculação.

Definidas como pequenas cicatrizes, as estrias se formam quando o tecido abaixo da pele cresce abruptamente, fazendo com que a pele “rasgue”, por não conseguir acompanhar o crescimento do tecido. Elas geralmente aparecem no braços e na área do peitoral a parte superior do peito se conecta com os músculos dos ombros. Esta região é mais “vulnerável” às estrias devido ao rápido crescimento muscular de diversos músculos perto de articulações.

Confira, abaixo, algumas dicas de como evitar as estrias na musculação.


– Tenha uma dieta equilibrada e tenha certeza de que está ingerindo a quantidade adequada de vitaminas e minerais para garantir uma pele saudável.

– Se você tem predisposição para ter estrias, evite off-season (bulking – fase produtiva do fisiculturismo, onde se tenta ganhar massa muscular  evitando o máximo o ganho de gordura corporal) pesado, pois  as estrias estão associadas ao rápido ganho de massa ou gordura, um off pesado, resultará nos dois. Neste caso é mais sensato fazer um off-season controlado.

– Use loções ricas em vitamina E nas áreas afetadas. Isto ajudará no processo de cura.

– Use hidratantes, vários fisiculturistas usam e aprovam. Hidratar a pele pode evitar que ela se “rasgue” durante o crescimento muscular.

– Um bronzeamento pode deixar todas as estrias quase completamente imperceptíveis, não e necessário usar nenhum tipo de bronzeamento artificial, mas pegar uma cor já ajuda muito.

Por Malanny Serejo /Fonte: www.hipertrofia.org.

Deixe um comentário