Como Evitar Manchas na Pele Durante a Gravidez

Para manter a pele longe do melasma, um tipo comum de mancha que costuma aparecer durante a gravidez, é preciso tomar alguns cuidados. O melasma geralmente ocorre nas mulheres com predisposição genética. Sua causa pode ser devido ao aumento das taxas de hormônios ou exposição à radiação solar.

O melasma apresenta-se na pele em forma de manchas grandes e de tonalidade marrom. As maçãs do rosto, o buço e a região embaixo dos olhos são as mais atingidas.

Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. O estrogênio e a progesterona estimulam a melanogênese, multiplicando as manchas na pele.  A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.

O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante freqüência.

Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.

Para evitar esse tipo de mancha, é recomendado evitar se expor ao sol durante a gestação. E, se o fizer, nunca saia de casa sem antes de aplicar um bom bloqueador solar e, se possível, usar um chapéu. Outra indicação é, no período da manhã, após aplicar no rosto uma loção de limpeza suave, aplicar o protetor solar, esperar alguns minutos e em seguida passar um hidratante facial que contenha, de preferência, vitamina C na formulação.

Quanto a maquiagem, opte sempre – mais ainda durante a  gravidez – por produtos que ofereçam proteção solar. O tratamento das manchas durante a gestação não são recomendáveis devido a presença de substâncias clareadoras, como hidroquinona, nos cremes. Também não é recomendável a realização de peelings químicos.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário