Como Evitar Manchas no Rosto

Além de maior órgão do corpo humano, a pele é o mais sensível também, por ser o único exposto diretamente à radiação solar e poluição constante. Principais causadores das manchas no rosto, um dos problemas estéticos que mais costumam chatear as pessoas (só perdendo para acne e micose), em especial, as mulheres. E também um dos maiores motivos de reclamações e idas frequentes aos consultórios dermatológicos.

Conhecidas como melasmas, as manchas no rosto podem ser uma doença de origem genética. Surgindo também durante a gravidez, após o começo do uso de pílulas anticoncepcionais, terapias de reposição hormonal e, principalmente, pela exposição solar (principalmente depois do verão). Geralmente, tratam-se de manchas acastanhadas que podem se localizar em qualquer lugar do rosto.

Doença crônica, as manchas infelizmente não têm cura por completo, possuindo fases de melhora e piora. Contudo, pode ser perfeitamente controlada e prevenida. Fazendo uso do tratamento certo e muita disciplina, pode-se conseguir resultados bastante satisfatórios, com o clareamento significativo das manchas ou até mesmo sumiço delas. Porém, os cuidados mantidos devem ser permanentes, caso contrário, elas retornarão.

Como não é nada fácil se livrar das indesejáveis manchas no rosto, a prevenção é sempre a melhor atitude e remédio a se tomar. Para evitá-las, deve-se fazer uso diariamente (sem desculpas, hein?!) de filtros ou bloqueadores solares. Mesmo em casa ou no ambiente de trabalho. Na praia ou piscina então, nem se fala, use filtro solar com FPS a partir de 25 e também boné ou chapéu. Tratamentos à base de ácidos não devem ser realizados no período da gravidez, onde os cuidados com a pele do rosto precisam ser ainda mais redobrados.

Por Malanny Serejo

Deixe um comentário