Como fazer a escova e a chapinha durarem mais nos cabelos

Muitas mulheres apostam na escova e chapinha para deixarem os fios lisos e arrumados. Relutantes aos procedimentos químicos, sobram mesmo as técnicas de alisamento temporárias, que se desfazem com a lavagem ou, até mesmo, com o clima, de forma indesejada. Manter os fios lisos e no lugar, essa é uma difícil tarefa, mas não é impossível. Confira algumas dicas para fazer o efeito liso durar mais nos cabelos:

5 passos para prolongar o efeito da escova e da chapinha 1

  • Dicas para uma lavagem correta

Existem algumas coisas bem simples que podem ser feitas para que a sua escova ou chapinha dure mais nos cabelos. A primeira dica simples e que faz muita diferença é sobre a lavagem dos fios, que deve ser feita com shampoo antirresíduo para deixar a raiz bem limpa, e em seguida com o shampoo comum.

  • Hidratar é preciso

Além de lavar corretamente os cabelos, também é essencial investir em hidratação. Para isso, aplique uma máscara nutritiva nos fios e deixe-a agir pelo tempo necessário, que geralmente é de 15 a 30 minutos. Lembrando que a hidratação deve ser restrita apenas ao comprimento e pontas dos cabelos, nunca encostando a máscara na raiz.

  • Proteção térmica e fixação para um resultado de salão

Outro passo muito importante para que a sua escova tenha uma maior durabilidade é o uso de protetores térmicos ou fixadores. Você pode usar um spray de proteção térmica ainda nos fios molhados, o que ajuda a controlar o frizz e evitar que os fios fiquem enrolados com a umidade, além de prevenir contra os danos causados pela temperatura alta do secador e da prancha. Já o fixador ajuda a manter os fios alinhados e com aparência mais arrumada. Ele é ideal para aplicar após a chapinha.

  • Usando o secador sem erros

Pode parecer bobagem, mas a maneira que usamos o secador e como escovamos os fios influencia muito na durabilidade e no efeito da escova. O ideal é que o secador fique a pelo menos 20 cm do cabelo, com o jato de vento posicionado de cima para baixo, assim os fios ficam sem volume e bem lisos. Agora, se você deseja que os cabelos fiquem mais armados, escove puxando as mechas para cima, com o jato de cima para baixo.

  • Chapinha perfeita

Agora, sobre o uso da chapinha, a dica é pegar pequenas mechas e passar a prancha duas a três vezes em cada uma, da raiz às pontas, sem interrupções ou falhas. Isso faz com que as mechas fiquem bem lisas e sem marcas.

 

Por Íngrid de Castro

Deixe um comentário