Como Fazer Arroz no Microondas

Todo mundo sabe que cozinhar utilizando o microondas apresenta uma série de vantagens; por ser mais prático e rápido, facilita bastante a vida de quem não tem tempo de cozinhar, nem tem lá muita habilidade com as panelas. Principalmente em relação ao cozimento dos alimentos, que, basicamente, possuem a s mesmas técnicas de cozimento tradicionais, porém com maior rapidez. Um dos alimentos que definitivamente não podem faltar na mesa de um bom brasileiro, o arroz pode ficar ainda mais nutritivo, saboroso e simples de fazer no microondas.

O tempo de cozimento do arroz e a quantidade de água necessária estão ligados ao tipo de arroz. Siga a tabela básica, ou prepare da maneira tradicional, refogando previamente o arroz com os temperos. Cozinhe em recipiente semi-tampado e bem fundo, porque a água pode transbordar durante o cozimento. Primeiramente programe os minutos da tabela na potência máxima e depois na potência média. Logo que o forno microonda desligar, retire o arroz, afofe com um garfo e deixe tampado para terminar o processo de cozimento no tempo de espera.

Para aprender, siga o passo a passo abaixo:


Ingredientes:

1 1/2 xícara de arroz

3 xícaras de água

1 colher (sopa) de óleo

2 dentes de alho amassados

1 cebola picada

Sal

Preparo: Frite o alho no óleo em um refratário alto no microondas por 2 minutos em potência alta. Acrescente a cebola e leve novamente ao microondas por mais 2 minutos em potência alta. Junte o arroz já lavado e escorrido e deixe fritar por mais 2 minutos. Acrescente agora a água quente e o sal a gosto. Cozinhe no microondas por 14 minutos em potência alta, semi tampado. Retire do microondas e deixe 10 minutos tampado antes de servir. Se preferir o arroz bem soltinho, mecha com garfo e deixe destampado após retirar do forno.

Lembrete: este tempo é calculado em forno de 900 watts.

 

Por Malanny Serejo / foto: divulgação

Deixe um comentário