Como fazer as flores durarem mais nos vasos

Dicas para fazer suas flores durarem mais 1

Quem não gosta de ter flores em casa? O colorido e o perfume delas deixam os ambientes muito mais alegres e energizados. O problema, muitas vezes, é que não costumam durar muitos dias nos vasos e acabam morrendo facilmente, dando uma aparência feia, o que faz com que tenhamos de coloca-las no lixo. Mas você sabia que existem algumas dicas e cuidados que podem fazer as suas flores ficarem lindas por mais tempo? Confira:

 

  • Trocar a água regularmente

Como já foi dito acima, a parte chata de ter flores em casa é perceber que elas morrem rapidamente e, por isso, temos de colocá-las no lixo. O fato é que com alguns cuidados bem simples é possível fazer com que os arranjos de flores durem muito mais tempo nos vasos. O primeiro cuidado, o mais básico de todos, é referente à troca da água. Faça isso pelo menos a cada dois dias.

  • Faça o corte diagonal dos caules

Além da troca da água, outra dica bastante importante é fazer o corte da pontinha dos caules, pois mergulhados na água por certo tempo eles começam a diminuir a absorção. Retire as plantas do vaso, troque a água e corte um centímetro, sempre na diagonal, melhorando a absorção da planta.

  • Retirar as pétalas e folhas murchas e com doenças

Outra forma de manter suas flores com aparência vibrante por mais tempo é cuidar para que não haja acúmulo de pétalas ou folhas danificadas. Retire sempre essas partes que estiverem murchas ou já caindo. Lembrando que sempre que ganhar um arranjo ou comprar flores que venham em embalagem plástica ou de papel, retire-as do embrulho e coloque-as sozinhas no vaso.

  • Escolhendo as flores certas e mais resistentes

Mesmo com todos esses cuidados, também podemos fazer escolhas melhores na hora de comprar as flores. Geralmente, as plantas com pétalas mais escuras tendem a ser mais resistentes que as de pétalas mais claras, portanto, vale investir nesse tipo de flor. E também existem aquelas flores que são mais resistentes que as outras, então, acabam durando muito mais no seu arranjo, tais como o lisianto, antúrio, estrelizia, helicônia, alpínia, cravo, copo de leite, astromélia, entre outras. Já, as flores que costumam não durar muitos dias, em média, após o corte, duram somente de três a cinco dias, são as tradicionais rosas e também as gérberas.

 

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

Deixe um comentário