Como Fazer o Auto-Exame das Mamas – Passo a passo

É fundamental para a saúde da mulher o auto-exame das mamas,como método de prevenção contra o aparecimento do câncer de mama.

O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres brasileiras, superando até o câncer de colo de útero. Mas se for diagnosticado precocemente tem tratamento e cura.

É muito importante fazer o auto-exame mamário todos os meses, perto do quinto dia da menstruação. Se estiver na menopausa, escolha um dia fixo no mês.

Confira abaixo como fazer o Auto – exame das mamas  passo a passo:

Fique de frente para o espelho com os braços esticados para baixo, ao lado do corpo. Depois, levante-os por cima da cabeça. Em seguida observe se há algum desvio dos mamilos ou diferenças na forma dos seios.

Repita o exame com as mãos nos quadris e contraindo os músculos do peito. Depois, em pé, levante um braço por trás da cabeça até tocar a nuca. Com a outra mão, apalpe a mama em círculos, do mamilo para fora, pressionando um pouco e com firmeza, tentando encontrar alguma anormalidade. Faça o mesmo procedimento na outra mama.

Repita o procedimento só que dessa vez deitada, colocando uma almofada debaixo do ombro, do lado que você está apalpando. Aperte os mamilos e observe se sai alguma secreção. Examine sempre as mamas e as axilas durante o banho e veja se há alguma anormalidade.

Nota:
* Para diagnosticar o câncer de mama de forma precoce, é importante fazer:
*Exames ginecológicos uma vez por ano.
* Mamografia anual a partir dos 40 anos.
* Fazer o auto-exame mamário mensal a partir dos 20 anos.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário