Página inicial » Artesanato » Como fazer patina nos móveis?

Como fazer patina nos móveis?

Atualizado em:

patina Como fazer patina nos móveis?

A Pátina é uma das técnicas mais usadas para decoração de móveis ou quando você já esta cansada daquele movel e deseja dar aquela repaginada no visual . A Pátina pode criar  diversos efeitos diferentes  na madeira.

Você pode fazer  a  pátina em  uma mesa, cadeira, comoda ou até mesmo no gurd -roupas  que está em algum canto abandonado assim você  pode dar a sua casa o detalhe que faltava recriando ambientes novos e variados e com muito bom gosto.

COMO FAZER PÁTINA?

1° passo
você deve verificar se o móvel esta liso. Caso não esteja cubra as fissuras com massa corrida, deixe secar e nivele com uma lixa 120. Caso esteja liso, lixe para retirar o verniz esse passo é super importante para preparar o movel.
Aplique tinta látex na cor de sua preferência para fazer a base e deixe secar, para  acelerar o processo use um secador de cabelos. Passe outra mão da mesma tinta.

Depois de seco, aplique mais uma mão de tinta látex da cor que desejada e diluída em água (1 parte de água para 3 de tinta).  Rapidamente passe o pincel especifico para fazer pátina para que deixe a madeira com as marcas características.

Quando secar passe o verniz e pronto! Sua casa já tem uma peça cheia de estilo para deixá-la ainda mais bonita.

Assista o vídeo de aplicação em Pátina com outras técnicas

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

13 comentários

  1. A técnica é realmente fácil, mas o Marcelo que já é especialista em artezanatos nao deveria deixar escorer pelas laterais do trabalho pelo menos no video, achei meio atrapalhado pra fazer. Pra mim a melhor tecnica de pátina é de pincel seco, fácil,rapido e sem sujeira. Eu prefiro essa.Achei o móvel azul gaveteiro da foto bem caidinho nao gostei da foto nao, se pintasse ele de laranja ou de verde limao sem patina teria ficado mais alegrinho e melhor.bjks

  2. Tenho um banco bau que está na madeira crua.Adorei a tecnica do gaveteira da foto acima.Vc poderia me orientar como fazer?

  3. jane vianna carmo

    VC. é muito bom n explicação e tb. perfeito
    ADOREI

    jane

  4. Será que voces podem me ensinar a fazer a arte do gaveteiro acima?
    Att.
    Alexandre

  5. Gostaria de fazer patinar no meu armario da cozinha ele e madeira cerejeira ele 20 anos, gostaria de botalo patinar bege claro. como posso fazer. nao sei nada como fazer e quero aprender, gosto muito desse trabalho.
    Obrigado.

  6. tenho uma comoda cor mogno e quero patina. como devo proceder ?

  7. boa noite, tenho uma estante velha e gostaria de pintar em patina branca ou beje claro, vc poderia me orientar ? obrigada

  8. Tenho um berço na cor mógno e quero mudar para a cor branca, como devo proceder passo a passo?

    Rosangela

  9. andrea zarpelon

    gostaria de saber como posso fazer patina numa cama de laninado na cor mogno gostaria de rosa predominando o branco obrigado.

  10. Quero saber como fazer patinas em um móvel q é uma madeira lisa…. tenho q lixar?
    como proceder?

  11. Adorei o video, me parece mais fácil que os demais que vi. Gostaria de saber como proceder em cadeiras torneadas, como passar a escova ? E também, se essa tinta´pode ser a mesma que se pinta parede. Quero fazer em um movel antigo nas cadeiras e mesa… Aguardo sua resposta . Obrigada.

  12. Bom Dia, gostaria de saber onde tem Curso de aplicação em Patina. Eu Moro em Guarulhos

    • oi
      Moro em Recife e estou começando a trabalhar com móveis em pátina. Já fiz várias peças, no entanto, o acabamento final com verniz ou cêra ainda não acertei. Já comprei vários tipos de verniz e todos deram errado, uns amarelou a peça e outros arrastou a tinta desfazendo toda a técnica. Gostaria de saber também qual a cêra ideal? Por favor me ajudem pois estou precisando vender minahs peças só com qualidade no acabamento.
      Atenciosamente Ângela

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>