Como fazer um arranjo de flores para enfeitar a casa

As flores são ótimas para melhorar a harmonia do lar, além de deixarem a decoração muito mais bonita e aconchegante. É muito simples fazer um arranjo de flores para decorar a sua mesa de jantar, um aparador no hall ou até mesmo uma mesinha de apoio. Você pode investir em flores duradouras e trocar toda semana, mantendo o vaso sempre em uso. Confira algumas dicas para montar os seus arranjos:

arranjo-de-rosas

Escolhendo o vaso ideal para o seu arranjo

A primeira coisa a fazer para ter um belo arranjo de flores em casa é escolher o vaso em que serão depositadas as flores. Depois de definir o vaso, temos de escolher as flores, pois de acordo com o vaso é que vamos saber se elas têm de apresentar o caule mais curto ou longo, com ou sem folhagens, entre outros aspectos importantes.

Escolhendo as flores adequadas para o seu vaso

Digamos que você vá usar um caso comprido e com a boa média, um pouco mais larga que uma caneca comum. Neste caso, você pode usar flores bem variadas, como rosas, margaridas, lírio, astromélias, tulipas, gérberas, entre outras. O importante é que o vaso tenha espaço suficiente para acomodar as flores com o nível correto de água.

Como higienizar as flores e começar o arranjo

Depois de escolher as flores, antes de montar o arranjo é necessário fazer a limpeza delas, como retirar espinhos, folhagens nas partes em que o caule deve ficar livre na água, além do corte das pontas na altura ideal. As pontas do caule devem sempre ser cortadas em diagonal, pois assim as plantas conseguem absorver melhor os nutrientes da água.

Para que o seu arranjo fique bem bonito, junte as flores e depois dê uma torcidinha no caule, fazendo com que elas se cruzem e o visual fique mais bonito. Use folhagens para ganhar mais volume no arranjo. Além disso, se quiser que ele fique bem firme, use um barbante para amarrar o buquê, mas sem apertar o caule das flores.

Cuidados com a água no seu arranjo

E por falar em água, o nível certo é pela metade do vaso, deixando parte do caule das flores para fora, evitando que apodreçam rapidamente. Para que as suas flores durem muito mais tempo bonitas e vistosas é imprescindível fazer a troca da água um dia sim outro não. Você pode trocar diariamente se quiser, mas é bem mais trabalhoso. Uma dica ótima para prolongar a vida das flores no vaso é colocar algumas gotinhas água sanitária na água do vaso.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário