Como fazer um jardim vertical em apartamento

jardim vertical para apartamento pequeno 1

Dicas para fazer um jardim vertical em apartamento

Hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas morarem em apartamentos, devido a vários motivos, tais como segurança e praticidade, além do fato de as cidades estarem ainda mais populosas e conseguir uma casa para morar ser difícil e muito caro. Mas não é pelo fato de você ser morador de um apartamento que este ambiente precisa ser frio e impessoal. Que tal ter o seu próprio jardim? É muito simples e você vai perceber o quanto essas plantas podem mudar o clima do lar. Confira:

  • Como todo mundo já sabe, a maioria dos apartamentos, pelo menos na classe média, não dispõem de muito espaço, mas sempre há um cantinho na cozinha, lavanderia, sala ou, até mesmo, com muita sorte, uma sacada/varanda. É este o espaço que vamos utilizar para projetar o pequeno jardim vertical.
  • Por que falamos em jardim vertical? Como o espaço que geralmente se tem disponível não é dos maiores, a distância entre o chão e o teto tende a ser a melhor maneira de aproveitá-lo. Pensando nisso, algumas lojas de móveis já têm confeccionado um tipo de móvel para o seu jardim, muito prático e também bonito. Ele possui uma floreira na base, mas também pode ser um banquinho. Acima, é um tipo de estrado de madeira, com bases para colocar vasos ou apenas a faixas de madeira para você fixar ganchos e neles prender os vasinhos.
  • Se você gosta de fazer coisas mais artesanais, uma ideia para substituir esse móvel que tem feito sucesso em algumas lojas, é utilizar um pallet. Basta você dar o devido tratamento a ele, lixando, pintando ou envernizando, como achar melhor e, depois, fixando-o na parede. Em seguida, você colocar alguns ganchos que irão segurar os vasinhos.

Para o seu jardim dar certo e ter vida longa, a escolha certa das plantas é muito importante. Avalie o local onde será o pequeno jardim e sua posição solar, de acordo com ela devem ser escolhidas as plantas. Algumas precisam de mais luz, outras luz indireta, mais umidade, enfim, cada qual com suas necessidades.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário