Como fazer uma lancheira térmica artesanal

Aprenda a fazer uma Lancheira Térmica 1

 

Como fazer uma lancheira térmica artesanal

O retorno das aulas já está muito próximo e, como ainda estamos no verão, é preciso ter muito cuidado com os alimentos que as crianças levam para a escola. A lancheira térmica se faz um item muito importante neste momento, portanto, que tal aprender a fazer um modelo artesanal? Confira:

 

Material necessário:

50 cm de etaflon;

50 cm de tecido de algodão estampado ou liso;

20 cm de tecido diferente para fazer o arremate;

Tesoura ou cortador de tecido;

Base para corte;

Papel para moldes;

Manta acrílica;

Régua;

Esquadro;

Alfinetes;

Velcro.

 Modo de fazer

1. Corte no tecido maior uma tira medindo 91cmx25cm. Prenda a tira com alfinetes na manta acrílica e recorte em torno. O lado avesso do tecido deve ficar sobre a manta.

2. Repita o processo para cortar o etaflon e faça um sanduíche com ele, a manta acrílica no meio e o tecido. O lado prateado do etaflon é o que deve ficar para fora.

3. Alinhave as três tiras juntas, ou una-as com cola para patchwork, para que eles não se soltem ao costurar. Se usar cola, faça antes um teste num pedacinho de etaflon separado, para ver se ele não se dissolve.

4. Use lápis ou giz de costura para dividir o retângulo de tecido com linhas retas, desta maneira: 21 cm, 19 cm, 21 cm, 19 cm e 11cm. Observe o esquema.

5. Faça um ziguezague em torno de toda a peça e costure nas linhas marcadas. Você vai poder dobrar a tira facilmente.

6. Antes de fazer as laterais, costure um pedaço de velcro na parte da frente, e outro na aba, pelo lado dentro. Assim você vai poder fechar a bolsa depois.

7. Risque no papel para moldes um retângulo de 21cmx19cm. Este será o molde das laterais.

8. Use o molde para cortar 2 retângulos de tecido, com uma sobra de pelo menos 1cm.

9. Use os retângulos como moldes para cortar 2 pedaços de manta acrílica e 2 de etaflon. Faça dois sanduíches, cada um contendo um pedaço de tecido (lado avesso para baixo), manta acrílica e etaflon (lado prateado à mostra), do mesmo modo que fez com a parte maior da bolsa. Una-os com alfinetes ou cola e passe ziguezague nas bordas.

10. Prenda as laterais na bolsa. Os lados menores devem coincidir com o fundo e a tampa, que ficará solta. Alinhave pelo lado de fora. Normalmente, ao fazermos uma bolsa, se costura do lado avesso para depois virar, certo? Mas faça as costuras pelo lado certo.

11. Para o acabamento, corte duas tiras de 4cm de largura no tecido mais escuro.

12. Dobre as bordas para dentro e marque a ferro, para fazer o viés.

13. Alinhave o viés na lateral da lancheira, a partir da aba da tampa, fazendo uma volta por todo o lado. Costure na máquina. Termine cobrindo a borda de cima da lancheira com mais três pedaços de viés.

14. Corte outra tira, agora de 1mx10cm para as alças, dobre ao meio e costure pelo lado de fora.

15. Vire a tira do avesso, passe a ferro e corte ao meio, para fazer duas alças. Vire para dentro as bordas cortadas. Depois pregue as duas pontas de cada alça numa lateral da lancheira, na máquina ou com pontos manualmente. Cuide para que as duas pontas fiquem na mesma altura.

 

Deixe um comentário