Como Lidar com a Morte?

Se têm um momento na vida, pelo qual todos nós vamos passar, mas que nunca estaremos realmente preparados, é para a morte. Seja de ente querido, ou até um animalzinho de estimação, a morte, mesmo a já esperada, muitas vezes em decorrência de alguma doença terminal, sempre nos pega de surpresa, e nos coloca em um estado de melancolia e tristeza e, dependendo da ligação que se tinha com quem partiu, a sensação é de completo abandono e, até mesmo, depressão.

Segundo especialistas, o luto – denominação para a fase pela qual passam os que perderam alguém a que estimavam -, trata-se de uma adaptação à nova realidade vivida por quem sofreu a perda. Quem perde, vive a tristeza da ausência, sendo ainda mais difícil e complicado o processo de superação dessa perda, se a relação e o grau de parentesco entre quem se foi e quem está de luto era muito próxima.

Embora não sejamos criados para perder nada – inclusive pessoas – é necessário, e desde muito cedo, ensinar as crianças a aprender a lidar com a perda. Se você não foi ensinado quando pequeno a compreender o que é a morte e a aceitá-la, não cometa os mesmos erros com seu filho, tentando protegê-los de situações frustrantes, inerentes a qualquer ser humano. Principalmente com relação à morte. Além de ser fundamental, para o bem estar psíquico de todos, seja criança ou adulto, vivenciar a fase do luto. Que, é composta por cinco etapas, choque – torpor e anestesia -, negação (não acredita na perda e ainda espera que a pessoa volte), raiva – elege culpados ou se culpa pela morte do ente querido -, depressão – em datas importantes, principalmente aniversários de morte ou nascimento do ente falecido, apresenta sintomas fortes de tristeza – e aceitação (retomada da vida e atividades normais).

É imprescindível respeitar o momento de sofrimento, oferecer apoio, confortar e orientar quem sofre o luto. E especialmente, lembrar ao enlutado que ele não está sozinho. Que é natural ele se sentir assim, mas que, acima de tudo, isso vai passar e que ele também deve se esforçar para reagir e sair desse estado.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário