Como lidar com a rejeição amorosa

como-lidar-com-a-rejeicao-amorosa

Como lidar com a rejeição amorosa!

Não existe sentimento pior do que se sentir rejeitada, principalmente quando se trata de rejeição de alguém que nutrimos um sentimento amoroso. A rejeição amorosa não tem nada haver com idade, beleza, juventude, ninguém esta livre de ser rejeitado por outra pessoa. Não existe uma fórmula mágica para não ser rejeitado por alguém, o único modo garantido de nunca ser rejeitado é nunca tentar fazer nada nem interagir com ninguém. Lógico que ninguém gosta de ser rejeitado principalmente quando nutre sentimento amoroso por outra pessoa,mas na vida é inevitável que você não experimente dessa experiência, a rejeição sempre aparece em algum ponto de sua vida. Situações comuns onde a rejeição ocorre incluem amor, estudos, trabalho, etc…O importante é entender que essa sensação de rejeição não deva abalar as suas novas tentativas e frustra-la ao ponto de desmotiva-la a encarrar novos desafios.  Superar essa situação não se trata de negar ou fingir que tudo está bem – é sobre como lidar com ela e seguir sua vida.

Ser rejeitado costuma abalar diretamente a autoestima de qualquer pessoa. A negativa de uma pessoa a quem você deu o seu melhor faz com que segurança em suas qualidades seja enfraquecida. A questão é que nem sempre isso é um processo racional ou mesmo pessoal.

É importante lembrar que a rejeição pode acontecer de forma consciente ou inconsciente, muitas das vezes a pessoa que você gosta remete sentimentos avessos e repugnantes de muito tempo atrás, o jeito ou a aparência física pode despertar lembranças não claras no outro que causam essa repulsa e desconexão. Então ao se sentir rejeitada evite força qualquer tipo de aproximação, pois esse fato seria uma agressão para os dois lados, é preciso entender que não podemos agradar à todos e que não somos o centro do universo e que cada indivíduo e único e tem o seu livre arbítrio de escolher o que lhe é ” melhor” ou se encaixa naquilo que ele busca. Respeitar a individualidade do outro é o primeiro passo para não se sentir tão mal ao ser rejeitada amorosamente, é fundamental se colocar no lugar do outro.

rejeicao-amorosa

Confira abaixo algumas dicas para superar a rejeição amorosa!

1 – SUPERANDO A DOR

Primeiro passo para sair dessa fossa que a rejeição amorosa acaba trazendo é entender que a dor que você esta sentindo é mais do que normal, afinal senti-se magoada após ser rejeitada é mais do que normal, pois trata-se de uma resposta humana com causas emocionais e fisiológicas. Pesquisas demonstram que rejeições inesperadas também podem causar sintomas físicos: a dor emocional ativa os mesmos neurônios associados à dor física no cérebro. Sentir o coração partido é ferido é um dos sintomas clássicos que o nosso sistema nervoso causa quando vivemos tal sentimento.
Saiba que ao passar por uma rejeição em um relacionamento, pode desencadear as mesmas respostas do cérebro que uma abstinência de drogas.
Pessoas que sofrem de depressão podem ter ainda mais dificuldades para lidar com a rejeição, de acordo com pesquisas. Como a depressão inibe a liberação de opióides, os analgésicos naturais do corpo, os indivíduos depressivos podem sentir dores mais agudas e por mais tempo. Por isso procure entender que essa sensação é mais do que natural e se preciso for procure ajuda médica.

2 – NÃO CAMUFLE OS SENTIMENTOS

É mais do que natural ao se sentir rejeitada a pessoa tentar de alguma maneira esconder a  dor , lembre-se que a rejeição causa dor real e negá-la ou minimizá-la – por exemplo, dizendo que ela “não é nada demais” – pode ser prejudicial no longo prazo.Reconheça que os seus sentimentos são normais e siga em frente.
Não deixe que as pessoas reprimam os seus sentimentos e emoções, é melhor desabafar do que esconder ou camuflar os seus sentimentos. Mas também não faça deles um mar de lamentações.

3 – CHORE SE PRECISO ,MAS EXPRESSE OS SEUS SENTIMENTOS …

Não tenha medo de expressar os seus sentimentos, ao faze-lo você aceita que realmente está passando por um momento doloroso. A rejeição pode criar sentimentos intensos de desapontamento, abandono e perda, é mais do que natural que inicialmente você se sinta aflita , deprimida, melancólica,e por esse motivo não reprima os seus sentimentos, não se culpe e nem se martirize .
Chore se medo e sem culpa se necessário. O choro ajuda a aliviar e também a reduzir os sentimentos de ansiedade, nervosismo, irritabilidade, além de diminuir os níveis de estresse.
Só não expresse a sua angústia gritando ou quebrando as coisas, pois pesquisas revelam  que expressar a raiva através da agressão a objetos inanimados, como travesseiros, pode ampliar seus sentimentos nervosos. O mais indicado nesse caso é você se expressar se possível escreva sobre os sentimentos, na sua página de site de relacionamento e acima de tudo reflita sobre o porquê de se sentir assim.
Expresse os seus sentimentos através de escapes criativos, música, poesia, artesanato podem ajudar e muito.

4 – RESGATE A AUTOESTIMA

Ao ser rejeitada amorosamente a autoestima despenca completamente, e dessa forma começamos a nos culpar tentar achar o porque do outro não ter nos “aceito” isso é um erro muito comum, então encarre essa decepção amorosa de cabeça erguida e comece a resgatar a sua autoestima. Comece a examinar  os seus sentimentos e pensamentos, tente ser extremamente fatual, reveja as suas qualidades.
Para de se criticar ou se rebaixar,  pois isso não é saudável.

5 – NÃO DESCONTE NOS OUTROS

Ao passar por uma rejeição amorosa evite descontar nas pessoas a sua frustração.Como a rejeição dói, algumas pessoas reagem de maneira agressiva muitas das vezes e acaba descontando nos outros. Essa resposta pode ser um modo de reaver o controle ou exigir que os outros prestem atenção em você. Entretanto, ela pode causar mais rejeição e isolamento.

 

NOTA : Por fim , para reverter esse quadro de rejeição, procure sair com seus amigos, ame-se, perdoe-se, e perca o medo de arriscar, afinal as suas qualidades devem superar os seus medos e defeitos e ninguém pode ser mais importe do que você !

 

O que não fazer ao ser rejeitada

como-lidar-com-rejeição-amorosa
É claro que ninguém esta livre de passar por uma rejeição amorosa e não sentir nada. Afinal somos seres humanos e tudo o que nos acontece na vida é aprendizado. É normal que se leve algum tempo para voltar ao nosso estado de espírito normal . O que não devemos é  tomar atitudes autodestrutivas que nada vão adiantar . Confira abaixo o que não fazer quando for rejeitada;

1- Não achar culpados e nem remoer fatos ou erros;
2 – Não se isolar da vida social e dos amigos;
3 – Não deixar que o problema afete o seu desempenho no trabalho;D
4 – Não criar magoas , e nem tentar se vingar ou punir quem lhe casou essa dor;
5 – Não conte o que passou para todo mundo, nem todas as pessoas vão lhe dar ouvidos e nem muito menos vão lhe poupar nos comentários.
6 – Não saia por aí buscando outra pessoa para tapar o buraco que a rejeição amoroso lhe causou, cuidado com a carência excessiva.

 

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário