Como Lidar com Crianças Hiperativas?

 

Dicas para lidar com crianças agitadas ou hiperativas

A hiperatividade tem sido banalizada, comparada a comportamentos agitados e mal criação, o que não tem sentido. É preciso manter a diferenciação entre hiperatividade e agitação, duas coisas extremamente distintas e que merecem atenção e tratamentos também desiguais. Avalie a situação do seu filho e saiba como lidar com ele:

A hiperatividade das crianças geralmente é resultado de algum distúrbio, como o TDAH, que são os transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. Para lidar com estas crianças é preciso muita paciência, compreensão e carinho, pois gritos e xingamentos não ajudam em nada neste momento, isto só tende a deixá-las mais agitadas e ansiosas.

Crianças que sofrem com hiperatividade tendem a ter um sono também agitado, por isso se debatem e remexem a noite toda, inclusive se invertem, acordam com a cabeça nos pés da cama. Para tentar amenizar o problema, invente atividades durante o dia que gastem muita energia, como correr, jogar bola, andar de bicicleta, nadar, dançar, entre outras.

Muitas vezes as crianças herdam a hiperatividade e falta de atenção dos pais. Se você é uma pessoa agitada, que se perde na imaginação nos momentos inadequados e possui certa dificuldade para se concentrar, seu filho pode ter o mesmo problema.

Procure um psicopediatra e avalie a situação do seu filho, veja como lidar melhor com ele e se é necessário iniciar algum tipo de tratamento.

 

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário