Como Lidar com o Calor na Gestação

Calor x Gravidez

No verão, o clima quente pode ser um pouco desconfortável para muitas pessoas, principalmente para aquelas que precisam trabalhar na rua, no sol. Além delas, alguns fatores também podem acentuar os efeitos do calor, como a gravidez. O que as futuras mamães devem fazer para agüentar o calorão sem passar mal?

A primeira dica serve para qualquer pessoa, mas neste caso, é mais que essencial: hidratação. Beber muita água durante o dia pode mudar totalmente a maneira que o seu corpo irá encarar o calor. Quanto mais líquido melhor, de preferência água, mas sucos também servem para refrescar. A transpiração aumenta no verão, por isso de hidrate. Se a mãe está desidratada, o bebê também está.

A alimentação também é muito importante. Evite os alimentos pesados, como as massas. Substitua-os por verduras, legumes e muitas frutas. As frutas também ajudam bastante na hidratação, dê preferência para as suculentas, como abacaxi, laranja, melancia, morango, manga e outras.

Em terceiro lugar, tenha cuidado com o sol. Mantenha-se sempre protegida com um fator de proteção solar, as manchas de pele tendem a aumentar na gestação. E não fique exposta ao sol por muito tempo, pois isso também irá lhe desidratar. Pegue sol com moderação, porque ele também é importante para o organismo, ele é fonte de vitamina D, que ajuda na retenção de cálcio.

E por último, preste atenção nos inchaços. Nos últimos três meses da gravidez, o útero aperta a veia que faz a circulação do sangue de volta das pernas ao coração, assim a mulher fica mais inchada, por isso, alterne o dia entre as posições sentada e de pé. Quando for necessário, deite-se com as pernas um pouco elevadas.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

Deixe um comentário