Como lidar com os colegas de trabalho com atitude defensiva

Conviver com outras pessoas não é uma tarefa muito simples, ainda mais quando esse convívio se dá em um ambiente como o de trabalho, onde é preciso ser cordial e evitar conflito. O fato é que nem tudo tem a mesma concepção sobre as relações de trabalho e muitas vezes acabam tendo atitudes que causam um clima desagradável na empresa. Os colegas com atitude defensiva costumam ser os que mais causam problemas, mas é possível lidar com eles sem causar mais confusão. Veja como:

Como lidar com colegas defensivos 1

  • Como é o colega defensivo

O colega defensivo, em geral, é aquele que está sempre arrumando confusão, ele se envolve em discussões e acaba criando climas indesejáveis no ambiente de trabalho. Para lidar com esse tipo de pessoa é preciso muita calma e autocontrole, pois quanto mais você der corda ao estressado, mais confusão você irá arranjar.

  • Coloque-se no lugar do seu colega e tente entender os seus motivos

A melhor coisa a fazer para lidar com este tipo de pessoa é colocando-se no lugar dela e pensando em quais poderiam ser os motivos para ela estar nesta posição tão defensiva e birrenta. Muitas vezes as pessoas têm problemas em casa, nos seus relacionamentos e acabam despejando disso tudo em forma de estresse para cima dos colegas, que nem sabem o motivo de tanta raiva ou impaciência.

  • Tenha paciência e pense no que é adequado ao ambiente de trabalho

Pense em v

Conviver com outras pessoas não é uma tarefa muito simples, ainda mais quando esse convívio se dá em um ambiente como o de trabalho, onde é preciso ser cordial e evitar conflito. O fato é que nem tudo tem a mesma concepção sobre as relações de trabalho e muitas vezes acabam tendo atitudes que causam um clima desagradável na empresa. Os colegas com atitude defensiva costumam ser os que mais causam problemas, mas é possível lidar com eles sem causar mais confusão. Veja como:

  • Como é o colega defensivo

O colega defensivo, em geral, é aquele que está sempre arrumando confusão, ele se envolve em discussões e acaba criando climas indesejáveis no ambiente de trabalho. Para lidar com esse tipo de pessoa é preciso muita calma e autocontrole, pois quanto mais você der corda ao estressado, mais confusão você irá arranjar.

  • Coloque-se no lugar do seu colega e tente entender os seus motivos

A melhor coisa a fazer para lidar com este tipo de pessoa é colocando-se no lugar dela e pensando em quais poderiam ser os motivos para ela estar nesta posição tão defensiva e birrenta. Muitas vezes as pessoas têm problemas em casa, nos seus relacionamentos e acabam despejando disso tudo em forma de estresse para cima dos colegas, que nem sabem o motivo de tanta raiva ou impaciência.

  • Tenha paciência e pense no que é adequado ao ambiente de trabalho

Pense em você para pensar no colega. Evite as brigas ficando na sua, conte até 10, respire bem fundo, dê uma volta pelos corredores da empresa, se possível saia para rua, dê uma volta no quarteirão, mas não responda na hora na confusão, isso só prolonga o problema e causa mais incômodo no âmbito do trabalho.

  • Priorize as atitudes maduras e evite problemas sem motivos

O melhor é colocar as responsabilidades em primeiro lugar, agir sempre de modo maduro, ou seja, evitando as discussões dispensáveis e também agindo sempre sem grosseiras. Não falta com educação com o seu colega, por mais que ele possa ter sido agressivo, não faça igual a ele, tenha uma atitude adulta e saiba resolver os seus problemas sem ser na base do grito ou de xingamentos.

Qualquer pessoa está sujeita a ter uma atitude infantil e inadequada um dia, mas é preciso evitar isso máximo, pois o trabalho não é lugar para ficar trocando ofensas ou frases grosseiras.

 

Por Íngrid de Castro

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário