Como Lidar com Pessoas Mentirosas?

Atualizado em:

como lidar com pessoas mentirosas Como Lidar com Pessoas Mentirosas?

Os mentirosos compulsivos ou, cientificamente falando, os mitômanos, que vêm da palavra mitomania, a doença da qual as pessoas que não conseguem se relacionar sem, nas suas conversas, inserir fatos e situações que, na verdade, nunca ocorreram. Um distúrbio onde o ato de mentir se torna um vício e a pessoa começa a mentir por mentir, perdendo por completo a noção do que é verdade ou mentira. E Passa a realmente acreditar nas mentiras que conta, se convencendo de que são verdades.

Alguns podem não levá-la a sério, mas trata-se de uma doença, sim, e muito perigosa. Que prejudica não apenas a vida do mitômano, como a de quem convive com ele. Existem distintos tipos de mentirosos que mentem compulsivamente, motivados por razões adversas. Para fugir de uma realidade – de violência, trauma do passado-, da qual eles vivem ou sofrem e não querem encarar no mundo real.

Quando o mentiroso deseja ser o dono da verdade, “incrementando” a história com dados falsos quando não conhece, não concorda ou deseja mudar um fato, ao seu modo. Para tirar vantagem de alguma situação e se mostrar superior às outras pessoas. Esses tipos de mentirosos são os mais ardilosos e perigosos, pois, sem ética e caráter, não hesitam em usar de subterfúgios irreais para reverter uma situação a seu favor.

Não é difícil desmascarar e reconhecer um mentiroso de carteirinha. São sempre repetitivos em suas anedotas e incoerentes em suas conversas, criando discursos contraditórios e absurdos, cheios de situações e casos sem sentido. Contudo, conviver com o Pinóquio já não é tão fácil, demanda muita paciência e sensibilidade para discernir com qual tipo de mentiroso se está lidando.

Se for um do 1º caso, que mente para escapar ou ocultar alguma situação que o marcou negativamente, ou realidade da qual tem vergonha de revelar, vale lançar mão da compreensão e solidariedade. Tente convencê-lo de que isso é uma doença e que ele precisa buscar auxílio médico e psicológico. Que vai, com certeza, ajudá-lo a controlar o hábito de mentir.

Agora, se você está convivendo mesmo é com um egocêntrico, no popular, mau caráter, que não perde a oportunidade de envenenar deus e o mundo para conseguir o que quer, cuidado! O melhor a fazer é tentar ficar o máximo longe deste mentiroso que, de lunático não têm nada. Para se proteger, passe a observar bem a notícia que recebe dele. Questione sobre o que o mentiroso veio dizer, mas o porquê de está lhe dizendo tal coisa. Eles vão entender o recado rapidinho, e sacar que você não caiu na lábia deles. Já que não suportam perguntas subjetivas e serem pressionados. Se puder evitá-los, ótimo, se não, simplesmente escute o que ele diz, mas não dê-lhe créditos.

Por Malanny Serejo

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!