Como Limpar Diferentes Tipos de Pisos

O que usar para limpar pisos

Cuidar de uma casa é bastante trabalhoso e, como qualquer atividade, requer alguns cuidados básicos para que tudo seja feito corretamente. Limpar o piso, por exemplo, é uma coisa que acontece, senão todos os dias, com uma freqüência grande e é uma dessas atividades que merece atenção. Por quê?

Na hora de limpar o quarto, que tem o piso em madeira, vai ser diferente de limpar a cozinha, que tem piso de porcelanato, certo? Isso deve ser levado em consideração quando você estiver fazendo as compras de produtos de limpeza para a sua casa. Algumas substâncias não podem ser utilizadas em certo pisos, pois estes correm o risco de ficarem manchados.

Para limpar pisos em madeira, deve-se evitar qualquer tipo de produto que contenha ácool, pois ele pode afetar na aparência da madeira, principalmente em seu acabamento, quando este for feito com verniz. A água também é inimiga da vida longa da madeira, prefira passar somente um aspirador de pó ou vassoura e um pano levemente úmido com um pouco de detergente neutro.

Já para limpar pisos de porcelanato, também é preciso ter alguns cuidados. Assim como a madeira, evite os produtos agressivos e prefira limpar o piso com vassoura de pano e uma solução de cinco litros de água e uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco. Isso já é suficiente para limpar e destacar o brilho do piso. Nunca utilize ceras, ácidos ou sabão em pó.

Para limpar os pisos em cerâmica utilize as mesmas dicas dadas para a limpeza do porcelanato. Já para manter limpos os pisos em mármore e granito, um pano úmido é mais que suficiente, pois qualquer coisa pode manchar e afetar essas pedras, principalmente os corantes presente em detergentes, por exemplo. Em casos de manchas, procure em lojas especializadas produtos feitos para este uso.

 

Por Ingrid de Castro

Deixe um comentário