Como Limpar Moedas Antigas

 

Colecionando moedas antigas – dicas para limpeza

O ato de colecionar faz parte da vida de muitas pessoas. Os objetos colecionados podem ser os mais variados, entre eles, há quem admire e goste muito de guardar moedas antigas, inclusive de outras civilizações. Para a sua conservação, muitas vezes é necessário realizar uma limpeza, mas tenha atenção na hora de proceder, pois certos produtos podem até comprometê-las.

Se realizarmos uma pesquisa, podemos encontrar pessoas indicando o uso de vários produtos abrasivos para a limpeza das moedas, como gasolina, óleo, azeite, coca-cola e vinagre. Os procedimentos, geralmente, incluem ferver as moedas nestes líquidos, o que não é nem um pouco aconselhável, pois elas correr o risco até de ficarem deformadas, além do perigo que alguns destes produtos podem oferecer à sua saúde.

MOEDAS DE OURO: coloque uma colher de amônia (amoníaco) em um copo com água, deixe de molho durante uns 20 minutos e enxágue. Seque ao sol e de brilho com uma flanela.

MOEDAS DE PRATA: coloque uma colher de amônia (amoníaco) em um copo com água, deixe de molho durante uns 20 minutos, depois lave bem com água e sabão, seque no sol e de brilho com uma flanela.

MOEDAS DE NÍQUEL: coloque uma colher de amônia (amoníaco) ou caldo de limão, em um copo com água, deixe de molho durante uns 30 minutos, depois lave bem com água e sabão,usando sempre uma escova, enxágue, seque no sol e de brilho com uma flanela.

MOEDAS DE ALUMÍNIO, AÇO E BRONZE-ALUMÍNIO: utilize a mesma fórmula das moedas de níquel, porém separadamente.

MOEDAS DE BRONZE: coloque em um copo com água,uma colher das de sopa com vinagre, deixe de molho durante uns 20 minutos, depois lave bem com água e sabão, usando escova, enxágue, seque no sol e de brilho com uma flanela.

Deixe um comentário