Como manter a Dieta no Final de Semana

Para muitos, o fim de semana representa alívio de todo stress e trabalhos realizados durante o decorrer da semana. Já para outras pessoas (mais exatamente as que se encontram de dieta), o que deveria ser sinônimo de diversão e relaxamento, vira, na verdade, fonte de grande preocupação e angústia. Por medo de não resistirem às tentações gastronômicas (e inimigas do jeans 38) do fim de semana, e acabarem jogando para o alto todo o esforço para manter a dieta feita à risca durante a semana.  Principalmente na hora de sair para o happy hour com os amigos, restaurante ou cineminha com o namorado.

Mas para que seu sagrado fim de semana não se torne empecilho para sua dieta, contudo, sem atrapalhar sua vida social (porque ninguém merece fugir de alguns eventos e ambientes por medo de não resistir à comida), aprenda algumas dicas de como manter a dieta também nos fins de semana:

– No happy hour, opte por sucos de fruta ao invés de refrigerantes, e petiscos mais magros. Escolha apenas um dos dias para beber e controle bem a quantidade;

– Invista na moderação. Geralmente as pessoas costumam relaxar no fim de semana por acharem dois dias pouco tempo para estragar a dieta. O que é um erro. Outro pensamento equivocado é o clássico “na segunda-feira eu começo (recomeço) a dieta”. Melhor é procurar comer com moderação sempre, e se permitir pequenos deslizes de vez em quando, do que comer tudo sem limites de sexta-feira a domingo;

– Cuidado redobrado com as comidinhas do fim de semana. Como costumam ser hipercalóricas, quem pensa em combinar uma verdadeira orgia gastronômica (baseada em pizza, fast food e doces) a uma rotina super restritiva durante a semana, ao contrário do que se imagina, não vai te deixar imune ao ganho de peso, mas,sim,dificultar a eliminação dos excessos;

– Quando for jantar fora, peça uma salada verde levemente temperada de entrada. As fibras ajudam a saciar a fome com mais rapidez. E na hora de escolher o prato principal, evite combinar vários carboidratos em um mesmo prato (como arroz com batata);

– No cinema, uma porção pequena de pipoca com manteiga está liberada. Quem está disposto a seguir firme e forte na dieta mesmo no fim de semana, boas opções são chips feitos de frutas ressecadas como maçã, banana e manga, ou ainda os cookies integrais;

– Procure se alimentar nos horários certos mesmo nos finais de semana, faça sempre seis refeições diárias bem equilibradas, para não sentir muita fome, e acabar comendo (muito) dos liberados (porém, não tanto) do fim de semana. Se a vontade de assaltar a geladeira for enorme, pegue uvas, morangos ou ameixas. Ótimos petiscos para a hora do filme ou das novelas;

– Escolha apenas uma refeição “livre”. Desse modo, não se ultrapassa tanto a cota de calorias e acaba com a larica pelos alimentos proibidos. Prefira fazer esta refeição na hora do almoço, já que durante o sono o metabolismo fica mais lento e os excessos alimentares são estocados como gordura.

– Para emagrecer com sucesso, não é preciso exagerar na determinação. O segredo revelado por ela é variedade e bom senso. Faça escolhas inteligentes, simplifica. Se for à pizzaria no sábado à noite, opte por um pedaço de pizza da sua preferência.

– Para ter sucesso no emagrecimento não é preciso excluir para sempre da sua vida doces, massas e afins. Manter uma postura muito radical com relação a dieta, apenas contribui para tornar sua alimentação monótona ( e vamos combinar, tornar chata também sua vida social, né?) e despertar ainda mais seu desejo (ou compulsão) pelos alimentos engordativos. O melhor é agir sempre com equilíbrio e consumi-los com moderação.

Por Malanny Serejo

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