Como Manter o Jardim Bonito

Para manter o jardim da sua casa digno de elogios e florido o ano todo, é preciso manter alguns cuidados, por exemplo, com relação a limpeza, adubagem, plantação e controle de pragas, que podem infestar e acabar com a beleza do seu jardim. E, com a chegada das temporadas frias de outono/ inverno, estas precauções precisam ser ainda mais intensificadas. Aprenda, abaixo, como manter o jardim sempre bonito.

– O melhor horário para regar as plantas é pela manhã, bem cedo, logo ao nascer do sol ou anoitecer. Ao regar a planta, certifique-se de que a terra esteja afofada, pois desse modo a água penetra mais facilmente nos poros da terra, a uma profundidade mínima de 20 centímetros. Essa medida é fundamental para as plantas crescerem em pouco tempo, e evitar que as suas raízes fiquem muito rasas.

– Se uma área de seu jardim esteja com terra deficiente de nutrientes, mescle terras de outra área do seu jardim, com maior concentração de nutrientes. Normalmente, uma terra mais escura e fofa significa melhor quantidade.

– Você também pode fazer seu próprio composto orgânico. Cascas de frutas, folhas caídas de árvores, restos de alimentos industrializados ou não, além de compostos orgânicos biodegradáveis podem se mostrar excelentes adubos. Mas não despeje o adubo em apenas uma área do jardim. Misture com a terra e distribua de maneira uniforme no jardim inteiro.

– Muitas ervas daninhas são as responsáveis por acabar com a  beleza de um jardim. Elas são insistentes e bastam um pequeno espaço para se desenvolverem. Caso surja alguma, deve-se imediatamente removê-las, mas se o problema persistir, pulverizar a área com herbicidas de baixa toxicidade ajuda a combater o mal. Entretanto, evite abusar destas substâncias, pois eles podem matar também o seu jardim. E a aplicação precisa ser feita individualmente, em cada erva.

– Cuidado no outono/inverno! A partir de maio, até o fim do inverno, as plantas entram num estado de dormência. Ou seja, ficam quietas, sem brotos, folhas novas ou sinal de vida. Quase estáticas, não crescem ou murcham. Como o sol fica mais baixo e a luminosidade diminui, é preciso ter cautela e cuidados especiais com os gramados, que por conta da sombra podem ficar ralos e morrer em determinados trechos mais escuros do jardim. Por isso, nunca descuide da rega, pois no começo do outono os dias ainda são quentes. Uma boa dica nessas horas é preparar bem o solo para a adubação. Você pode usar, nos vasos e jardineiras, um ancinho para revolver a terra superficialmente. Sempre que possível, prefira ingredientes orgânicos para fazer a adubação como húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de osso.

– No inverno, atenção na hora da podagem. Nunca pode plantas que vão florescer no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada. As chamadas podas educativas (que dirigem o crescimento das folhagens) também não são indicadas neste período. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta.

 

Por Malanny Serejo / foto : divulgação

Deixe um comentário