Como Organizar uma Festa de Casamento

Embora os tempos modernos, a festa de casamento ainda é o momento mais especial na vida da maioria das mulheres. Por esse motivo, nesse dia, todos os detalhes precisam sair como o planejado nos trabalhosos, divertidos e muitas vezes atrapalhados meses de preparação do casamento. Porque, convenhamos, de um tudo – leia-se imprevistos pra lá de desesperadores – costuma acontecer na hora da organização.

O planejamento da festa de casamento deve ser iniciado com, pelo menos, 1 ano e 6 meses de antecedência. Para torná-la inesquecível (pelo lado bom, evidentemente) e tudo fluir como deseja no seu grande dia.

Saiba como agir em todas as etapas da organização do evento:

– Reuna-se com as duas famílias para discutir os planos para o casamento. Escolha e data e verifique se a Igreja desejada estará disponível.

– Certifique se realmente pode contar com a ajuda de seus pais ou se os gastos ficarão apenas por sua conta e do noivo. Definida esta parte, abra uma conta ou poupança conjunta para as despesas com os preparativos. Mas evite misturar as despesas do casamento com as pessoais.

– Se as famílias colaborarem (a sua e a do noivo), reuna-os para decidir com qual parte da festa cada um irá arcar. Tradicionalmente, a família da noiva costuma ficar com os custos: convites, participações, entregador e correio, enxoval e vestido da noiva, decoração, flores, música cinegrafistas e fotógrafos da cerimônia, transporte da noiva para a igreja e depois, dos noivos para a recepção; serviço de segurança e manobristas – para igreja e recepção; aluguel do salão onde será realizada a comemoração do casamento, serviço de bufê e bolo da noiva.

– A família do noivo deve arcar com: taxas de cartório e honorários para o casamento civil; pagamento da cerimônia religiosa; honorários e despesas da estadia do padre se ele vier de fora; roupa do noivo; despesas de condução e acomodação de parentes e convidados que virão de outros lugares.

– Faça a lista de Convidados com seu noivo, e veja se ela está de acordo com as possibilidades financeiras de vocês.

– Acerte o dia e horário da Cerimônia Religiosa. E verifique se os locais da cerimônia (igreja, capela, clube, sítio, etc) estarão disponíveis na ocasião.

– Escolha o tipo de recepção que deseja oferecer aos convidados. E com o máximo de antecedência: quanto mais procurados forem os locais da cerimônia religiosa e recepção, mais cedo deverá ser feita a reserva.

– Defina o Modelo de Recepção: após marcar a igreja, é hora de confirmar com o bufê. Em alguns casos é preciso marcar com bons meses de antecedência. Visite sempre o local para saber o que será necessário para a decoração.

– Escolhendo Foto, Vídeo, Floricultura, Música, etc: lembre-se: os melhores profissionais estão sempre com a agenda lotada. Reserve sua vaga assim que confirmar a igreja e recepção.

– Faça a lista de convidados com os nomes e endereços completos das pessoas para facilitar a subscrição dos convites.

– Faltando aproximadamente de cinco a três meses para o casamento, começe a escolher: trajes, cabelo e maquiagem: para isso, pesquise bastante, fale com profissionais, experimente muitos modelos de vestidos. Escolha junto,o arranjo de cabeça e o buquê. Abuse da criatividade na hora de escolhê-lo. Que pode ser feito de flores naturais ou artificiais. Casamentos realizados pela manhã, combinam com buquês pequenos e delicados, com flores claras. Já os noturnos, podem ser mais chamativos, com flores grandes e de cores fortes. Ao encomendá-lo, lembre-se de reservar pequenos buquês às suas daminhas de honra. Sem esqueçer do noivo, que também já deve ir escolhendo sua roupa.

– Distribuição de Convites: não é regra fazer a distribuição dos convites com muita antecedência.O ideal é encomendá-los com 4 ou 3 meses de antecedência. Comece a distribuí-los faltando 2 meses a 6 semanas para o casamento. Lembrando que padrinhos devem ser os primeiros da lista!

– Hora dos toques finais. Faltando pouco mais de um mês para o seu casório:    Revise tudo o que já fez e faça confirmação para os acertos finais com os serviços contratados: bufê, trajes, vídeo, decoração da igreja, cabeleireiro, floricultura, bolo, automóvel de aluguel, cerimonial, dentre outros.

– Uma semana antes do casamento, O noivo deverá pegar seu traje e experimentá-lo (se houver algum problema ainda dá tempo de corrigir). Faça os ensaios da igreja (se necessário), experimente pela última vez o vestido, combine com seu maquiador e cabeleireiro o teste final, e confirme os últimos detalhes da festa.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

2 Comentários

Deixe um comentário