Como parar de fumar sem engordar

Como parar de fumar sem engordar – dicas

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O tabagismo é um problema de vício muito comum que afeta tanto homens, quanto mulheres, os quais, muitas vezes, temem largar o cigarro pelo risco de aumento significativo de peso. Quem nunca ouviu uma pessoa que deixou de fumar dizendo que engordou bastante depois? Pois é, esse é um fato bastante relatado, mas geralmente ele está ligado com os níveis de ansiedade dessas pessoas. Saiba como parar de fumar sem ganhar peso:

Para quem não sabe, a nicotina, que é a principal substância presente no cigarro, age no organismo do fumante acelerando os seus batimentos cardíacos e a frequência respiratória, o que resulta em uma aceleração do seu metabolismo. A queima de calorias é resultado da produção de calor que ocorre nesse processo. Além disso, algumas pessoas também têm a sensação de que o cigarro “emagrece”, pois ele reduz a sensibilidade no paladar, diminuindo o sabor dos alimentos e, consequentemente, a vontade de comer.

Em apenas 72 horas sem o cigarro já é possível notar uma melhoria no funcionamento dessas papilas gustativas, fazendo com que os alimentos fiquem muito mais saborosos e atrativos. Isso é tudo o que um ex-fumante ansioso precisa para “cair de boca” em guloseimas e tudo mais de delicioso que encontrar nos armários e geladeira.

Muitos ex-fumantes tendem a substituir o cigarro pelos alimentos, fazendo com que sempre haja algo na boca. Aí é que se deve prestar bastante atenção, pois você pode fazer isso comendo coisas saudáveis, como frutas ao longo do dia, ou guloseimas, como balas, chocolates, entre outros alimentos com baixíssimo nível nutricional, apenas muito calóricos.

É importante procurar ajuda médica e nutricional para que você tenha todo o auxílio necessário nesse processo. Muitas pessoas necessitam de alguma medicação, por mais leve que seja, para controlar a ansiedade e facilitar esse processo, pelo menos nos primeiros três meses. A ajuda nutricional vai fazer com que você consiga controlar essa ansiedade também no prato, mas da maneira certa.

Para dar um empurrão ainda maior nesse processo, procure praticar alguma atividade física. Mexer o corpo é muito importante para quem está parando de fumar, pois, além de ajudar no controle do peso, facilitando a queima de calorias, os exercícios físicos ainda liberam substâncias no nosso organismo que garantem sensações de bem-estar. Quando você está bem emocionalmente, por consequência acaba ficando mais tranquilo, menos ansioso e aí a luta contra o cigarro fica mais fácil.

 

Por Íngrid de Castro

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