Como Perder o Medo de Falar em Público

Falando em público – como driblar o medo?

Falar em público infelizmente não é um dom que acomete a todos. É muito mais comum do que se imagina, encontrar pessoas que morram de medo de dizer uma palavra sequer em frente a uma quantia razoável de pessoas. O problema é que tem momentos na vida em que você necessita passar por uma situação destas, casos que podem influenciar no seu futuro, inclusive, como na concorrência por uma vaga de emprego. Portanto, veja como dar a volta no medo e se sair bem nos discursos públicos:

Quando você vai falar para um público sobre alguma coisa, é essencial que haja uma noção aprofundada acerca do tema. Para não ficar enredando ou falar bobagens, é importantíssimo ter na ponta da língua todos os detalhes e informações sobre o assunto. Lembrando sempre que se deve pesquisar e utilizar fontes seguras de investigação para não fornecer dados errados.

Em segundo lugar, depois que você já sabe tudo sobre o tema que irá abordar, é necessário focar no seu público, se ele é jovem, idoso, escolarizado, classe média alta, profissionais da saúde, advogados, professores e muito mais. Cada grupo desses de pessoas tem maneiras de se comunicar e compreender as coisas, por isso, para atingi-los, é preciso “falar na língua deles”.

Seja dinâmico, isso conquista as pessoas. Monte sua apresentação com coisas atrativas, como banners e slides. Também procure interagir com o público, disponibilize seu tempo para responder dúvidas ou receber sugestões. Ao falar, pense sempre antes de dizer a próxima frase, não utilize expressões ou dizeres injuriosos. Fale calmamente e em tom firme, dando impressão de maior segurança.

 

Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário