Como Prevenir a Cistite

Cistite é o nome que se dá para doenças inflamatórias e infecciosas localizadas na bexiga. Podendo também ser chamada de infecção urinária baixa. A cistite inflamatória sem infecção pode ter várias causas, como produtos químicos, medicamentos, doenças alérgicas, parasitárias, imunológicas e irradiação. A cistite pode ser acompanhada de outras doenças, a exemplo de uretrite, prostatite e até pielonefrite (infecção urinária alta). A grande maioria das cistites não é complicada, porque não há obstruções, cálculos e malformações do trato urinário.

As cistites mais freqüentes são causadas por germes da flora bacteriana oriundos do trato intestinal. Nas mulheres, as bactérias contaminam o intróito vaginal, possibilitando a entrada delas pela uretra e atingindo a bexiga. Aí localizadas, as bactérias entram em luta com as defesas do organismo e, se vencerem, surge a infecção urinária. Em algumas situações, nas pessoas sem defesa ou com fatores facilitadores, as bactérias podem avançar pelos ureteres até o rim, provocando pielonefrite (infecção urinária alta ou renal).

As mulheres com vida sexual ativa possuem maior risco de invasão bacteriana na bexiga, por terem a uretra curta. O uso de espermicidas, diafragma, chuveirinho e absorventes internos também facilitam a contaminação da bexiga por bactérias da região peri-anal.

Os homens, porém, têm menos propensão a contrair cistite, porque é mais difícil contaminar a uretra, por ser longa e não estar em contato com a região peri-anal. Outro fator que ajuda a evitar a infecção urinária, no homem, é que os fluidos prostáticos têm substâncias bactericidas.

Conheça, abaixo, como prevenir a Cistite:

Beber líquidos em abundância (acima de 2 litros por dia)

Urinar frequentemente de 3/3 horas (é o ideal)

Fazer sexo seguro

Urinar após relações sexuais

Para as mulheres é especialmente recomendado:

Limpar-se sempre da frente para trás após defecar

Lavar a região peri-anal após as evacuações

Não usar absorventes internos

Evitar diafragma, espermicidas e chuveirinho

Evitar o uso constante de roupas íntimas de ” Nylon” e jeans

Evitar o uso de antibióticos por conta própria

Por Malanny Serejo / Fonte:abcdasaúde./criasaude.com.br

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário