Como Prevenir a Hepatite

Previna-se contra a hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por bactéria ou vírus, além de consumo de álcool, medicamentos, drogas, doenças hereditárias e doenças autoimunes. Ela se divide em dois tipos, a hepatite A e B, que podem ser prevenidas através da vacina, que é disponibilizada em qualquer centro de saúde público.

Para prevenção da hepatite A é indispensável o uso de água tratada ou fervida, além de seguir indicações quanto ao impedimento de banhos em locais com água infectada e o uso de desinfetantes em piscinas. A hepatite B também é prevenida da mesma forma que a AIDS, ou seja, usando preservativo nas relações sexuais e não tendo contato com sangue ou secreções de pessoas contaminadas (transfusões de sangue, uso de agulhas e seringas descartáveis não reutilizadas). A hepatite C é igualmente prevenida, porém o risco de contágio sexual não está bem estabelecido. Trabalhadores da área da saúde devem usar luvas, óculos de proteção e máscara sempre que houver possibilidade de contato com sangue ou secreções contaminadas com vírus da hepatite B ou C com mucosas ou com lesões de pele.

A hepatite alcoólica acontece devido ao consumo exagerado de bebidas, sendo o consumo moderado a melhor opção para evitá-la. Pessoas que consomem  grandes quantidades de álcool antes de ficarem bêbadas, estão igualmente arriscadas à doença grave. Indivíduos com outras doenças hepáticas sofrem mais facilmente de hepatite alcoólica.

Não se conhecem até hoje formas de prevenção da hepatite autoimune. Também não se sabe presumir as pessoas que apresentarão hepatite com uso de certos remédios que não fazem mal para a maioria dos consumidores.

 

Por Ingrid de Castro.

 

Deixe um comentário