Como Prevenir a Osteoporose

Doença que deixa os ossos frágeis e propensos a fraturas, a osteoporose possui diversos agentes causadores. Palavra que significa “osso poroso”, é definida como um distúrbio ocasionado pela perda de massa óssea e deterioração estrutural dos ossos.Dentro do grupo de risco e fatores que contribuem para o seu desenvolvimento estão: o sexo feminino, aumento da idade, baixa estatura, raça branca e asiática, e hereditariedade.

Discreta e silenciosa, a osteoporose não costumam dar sinais de seu aparecimento. As pessoas só percebem que possuem a doença, quando seus ossos se tornam tão frágeis que até mesmo uma pequena queda, aparentemente inofensiva, pode vir a causar, por exemplo, fraturas graves nos braços, pernas, na bacia ou de uma vértebra da coluna.

Apesar de acometida geralmente por volta dos 65 anos, os primeiros exames de detecção da osteoporose, devem ser realizados a partir dos 50 anos. Cuidado esse que, para as mulheres, precisa ser redobrado. Integrantes do grupo do risco, as mulheres com baixa estatura, devem começar mais precocemente a fazer os exames. Realizando-os anualmente a partir da menopausa. O exame da osteoporose é chamado de densitometria óssea.

Existem medidas que podem atenuar as chances de adquirir osteoporose, conheça algumas das mais eficazes:

– Consumir Cálcio: as principais fontes de cálcio são o leite e derivados (queijo e iogurte); vegetais verde escuro (brócolis, espinafre, couve etc), amêndoas, peixes e alimentos fortificados com cálcio. A quantidade recomendada é a ingestão diária de 1.000 mg de cálcio para pessoas entre 31 e 50 anos, e 1.200 mg para pessoas com mais de 50 anos.

– E Vitamina D: importante na absorção do cálcio no intestino e na saúde dos ossos, além da alimentação, ela também é absorvida pela pele através da exposição à luz solar. 15 minutos de sol por dia, já asseguram a fixação dela nos ossos. Mas sempre nos períodos entre 8 às 10 da manhã.

– Praticar exercício físico: os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.

– Fazer uso de medicamentos: existem hoje no mercado remédios indicados para a prevenção da osteoporose, como alendronato de sódio, risedronato de sódio, raloxifeno e calcitoninas.

– Parar de fumar: mulheres que fumam tem níveis menores de estrogênio e podem desenvolver a osteoporose mais precocemente. Além de também absorverem menos o cálcio dos alimentos.

– Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas: o consumo deve se resumir  até no máximo 2 doses por dia, que deixa quem consome grandes quantidades de álcool, mais propensas a ter perda óssea e fraturas, resultando num maior risco de quedas.

Por Malanny Serejo

Deixe um comentário