Como reduzir o colesterol

 

Como reduzir os níveis de colesterol – dicas importantes

O colesterol, para quem não sabe, é quem promove a produção de células e hormônios. Sua classificação é feita eu dois subgrupos, o colesterol ruim (LDL) e o colesterol bom (HDL). O primeiro é responsável por tornar estreitas e duras as paredes dos vasos sanguíneos, enquanto o segundo ajuda no cultivo da bílis e dos hormônios sexuais. Sem manter o colesterol controlado, os riscos de apresentar problemas cardíacos são grandes e preocupantes.

Basicamente, para manter uma boa saúde, com os níveis de colesterol dentro do normal, é preciso cultivar uma dieta rica em alimentos saudáveis, diminuindo o máximo possível o consumo de gorduras, especialmente a trans, que é a maior causadora da obesidade e doenças do coração.

Como se não bastasse deixar as gorduras fora da sua alimentação, ainda é necessário o consumo de certo alimentos, devido às suas riquezas nutricionais. Ômega-3, flavonóides, licopeno, selênio, vitaminas e proteínas variadas são essenciais. Estes compostos podem ser obtidos com o consumo de peixes, frutas, oleaginosas, cereais, entre outros.

Além disso, a prática de alguma atividade física também é muito importante, pois somente a alimentação não dá conta de reverter quadros mais evoluídos. Este exercício, por mais leve que seja, já desempenha um papel importantíssimo. Invista nas atividades que mais lhe agradem, seja uma caminhar, correr, nadar, dançar, pedalar, jogar futebol, tênis, vôlei, enfim, o que você quiser.

 

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário