Como Ser uma Boa Chefe

Para ser uma boa líder, é preciso além de competência, aliar outras características que se mostram fundamentais na hora de liderar uma equipe, e obter assim os resultados e metas estipulados pela empresa ou organização que você representa. Confira, abaixo, algumas dicas de como ser uma boa chefe:

– Perceba que a gestão é bem-sucedida através dos esforços dos trabalhadores. Porque você está no comando não significa que você merece todo o crédito pelo trabalho feito. Sua equipe é responsável pela maior parte do trabalho, eles estão fazendo o trabalho real. Se não der atenção aos seus esforços certamente irá prejudicar a sua liderança.

– Delegue responsabilidades e, em seguida confie na pessoa Uma vez que você tenha alguém treinado para lidar com uma tarefa, permita que ele ou ela tome atitudes e decisões sem interferência. Diferentes pessoas têm diferentes abordagens, uma maneira de alguém fazer alguma coisa pode ser tão eficiente como a maneira que você faria isso. Antes de você impor sua maneira de agir a alguém, faça uma avaliação honesta do método adotado por esta pessoa e se você achar que funciona tão bem, mesmo que seja diferente do seu, deixe como está. Constantemente corrigir seus colaboradores enfraquece a sua confiança e não lhes permitem exercer o seu próprio estilo.

– Conheça os seus funcionários. Aproxime-se dos seus funcionários, conheça-os como indivíduos. Compreenda os seus motivos: Porque é que eles trabalham nesta empresa? Por que eles trabalham neste departamento? O que os motivam? Alguns podem amar o trabalho. Alguns podem amar o horário flexível. Alguns podem amar o plano de saúde. O que quer que seja, faça o seu melhor para entender. Isso lhe permite melhorar, ajustar e alinhar suas motivações com seus objetivos.

– Lide com os problemas de forma rápida e direta.  Quando você vê um problema, lidar com ele rapidamente e não atormentar as pessoas sobre isso mais tarde. Lembre-se que seu objetivo é promover o comportamento produtivo e manter o respeito de seu empregados, não para antagonizar seus empregados, especialmente na frente dos outros. Aqui está um exemplo:

– Aprenda a ser um bom ouvinte. Seus funcionários merecem ser ouvidos quando  têm preocupações. Permita que eles terminem de falar antes de falar, não assuma que você sabe que eles vão dizer-lhe, antes de terminarem de falar, não faça objeções em sua mente enquanto eles estão falando. Reconheça seus pontos, o que não significa que você concorda, mas não significa que você não entenda suas preocupações.

Por Malanny Serejo

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