Como usar tâmaras para tratar da tosse

Como usar tâmaras para tratar da tosse

Propriedades das tâmaras para combater a tosse  1

A tâmara, para quem ainda não conhece, é um fruto da árvore tamareira, a qual tem origem nos desertos do norte da África e também no sudoesta da Ásia. Países como a Tunísia, Irã, Arábia Saudita e Egito estão entre os seus maiores produtos. A tâmara é rica em glicídios, sendo aproximadamente 72% da sua constituição. Além disso, ela também é muito fibrosa, possui sabor adocicado e ainda contém nutrientes como o magnésio, potássio, vitamina B5 e cálcio.

As tâmaras são muito nutritivas e indicadas para vários tipos de usos, entre eles, é aconselhado seu consumo para o fortalecimento do organismo. Ela pode ser usada até para o tratamento de tosse seca e outros problemas do tipo, como a asma e bronquite. No entanto, ela é desaconselhada para quem tem problemas de gastrite e diabetes.

Como já falamos das propriedades das tâmaras nos tratamentos das doenças respiratórias, vamos conferir agora como fazer um remédio caseiro usando essa fruta muito exótica e ainda pouco conhecida aqui no nosso país. Confira a receita:

  • Chá de tâmaras

Ingredientes:

3 ou 4 tâmaras

2 figos secos

1 litro de água

Como fazer: para fazer essa receita, adicione as tâmaras, os dois figos secos e o litro de água em uma panela. Deixe que ferva por aproximadamente 10 minutos. Depois, é só beber uma xícara deste chá duas vezes ao dia para obter bons resultados.

Caso você tenha problemas mais sérios na garganta e sinta dores e incômodos frequentemente, uma boa alternativa pode ser fazer um chá mais concentrado, veja como:

  • Chá concentrado de tâmaras para gargarejo

Ingredientes:

4 tâmaras

200 ml de água

Como fazer: basta que você adicione as tâmaras na água e deixe ferver em uma leiteira por cinco minutos. Depois aguarde o líquido esfriar um pouco e use para fazer gargarejos. Este chá concentrado não é muito indicado para o consumo, apenas para limpar a garganta.

Além dessas receitas de chás feitos com tâmaras, você pode consumi-las de várias formas, inclusive sozinhas. Elas também são ótimas para adicionar a saladas, dando um sabor e textura muito agradáveis. Também podemos usá-las para o preparo de algumas receitas, como sobremesas. Uma boa opção é misturar em um triturador algumas amêndoas, castanhas de caju, nozes, pinhões, passas de corinto, uvas passas e tâmaras sem caroços. Bata tudo até ficar com a consistência de um purê. Depois é só usar essa massinha para fazer bolinhas que são consumidas assim mesmo.

 

Por Íngrid de Castro

Deixe um comentário