Conheça a importância do suor para o corpo

A atuação do suor no nosso corpo

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Sempre que começamos a fazer alguma atividade física é comum que o nosso corpo produza suor. Uma das coisas mais comum é ver as pessoas com uma toalhinha na academia para secar o suor e evitar aquele visual totalmente molhado, principalmente no rosto. O que muita gente não sabe é que o processo de transformação dessa água em vapor sobre a pele é o que faz com que ocorra o resfriamento do corpo, impedindo que o corpo fique com uma temperatura acima de 40 graus.

Quando o corpo atinge uma temperatura acima de 40 graus acontece o processo chama do de intermação. Os principais sintomas são dor de cabeça, câimbras, tonturas, respiração fraca, exaustão e desidratação. Sempre que você enxuga o suor na sua toalhinha, impede que a temperatura seja regulada, impedindo que o suor vire vapor, portanto, estimula a intermação.

Para reduzir as chances disso acontecer, é essencial que você beba muita água durante os seus treinos na academia e, principalmente, sempre que for realizar alguma atividade ao ar livre. Além disso, também evite fazer os exercícios na rua em horários de calor excessivo, como do fim da manhã ao meio de tarde, prefira os horários do início e fim do dia, pois o sol está mais fraco.

suar

Uma pessoa com cerca de 70 quilos, correndo em uma velocidade equivalente a 10 km/h pode ter a sua temperatura elevada em 9 ºC. Caso essa pessoa esteja em um ambiente quente e seco o suor evapora muito mais rápido na pele, mas isso não quer dizer que ele não seja produzido. A água expelida pelo corpo é a mesma em qualquer ambiente, desde que você esteja fazendo a mesma atividade, a única diferença é sobre o que acontece com ela depois que saiu do corpo.

Para manter o equilíbrio da temperatura corporal durante as práticas de exercícios de físicos é aconselhável beber 500 ml de água antes do treino e mais 250 ml fracionados a cada 20 minutos de atividade. Fazendo isso você garante que seu corpo ficará hidratado durante o período em que estiver se exercitando. O interessante é que você beba o máximo de água que conseguir por dia.

A reposição de água durante o treino faz com que a sudorese não seja comprometida. À medida que a água do nosso corpo vai sendo transformada em suor e não a repomos, sentimo-nos muito mais cansados e sem fôlego. É essencial repor os sais minerais expelidos.

 

Por Íngrid de Castro

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