Conheça o método do anel contraceptivo

Método do anel contraceptivo 

Como funciona o método do anel contraceptivo 1

 

Para evitar uma gravidez fora da hora planejada, muitas mulheres apostam nos métodos de contracepção. A pílula anticoncepcional ainda é um dos métodos mais utilizados em todo o mundo, mas a medicina está sempre proporcionando novas versões e outros métodos mais modernos e também adequados às mulheres com algumas restrições. Uma dessas novidades é o anel contraceptivo. Vamos saber mais sobre ele:

O que é o anel contraceptivo?

O anel contraceptivo é um pequeno aro feito em silicone, com característica flexível e transparente. Ele possui cerca de 5 centímetros e meio de diâmetro e funciona através da combinação de dois tipos de hormônios, que são o estrogênio e o progestânio.

Como funciona o método?

Como já sabemos, o anel contraceptivo é feito de silicone e contém dois tipos de hormônios. Bem, ele funciona através da liberação desses hormônios no organismo, assim que o anel é introduzido no órgão íntimo da mulher. É muito importante lembrar que o anel serve apenas para evitar uma possível gestação, no entanto, ele não dispensa o uso de métodos de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS e as demais. Por isso, esse método não dispensa o uso da camisinha.

Como funciona o método do anel contraceptivo 2

Como usar o anel contraceptivo?

O anel contraceptivo deve ser introduzido no órgão íntimo no primeiro dia de menstruação, quando começar a sangrar. Sendo assim, você deve retirá-lo após três semanas, o que seria o período de 21 dias, como funciona com uma cartela comum de pílula anticoncepcional. Faça uma pausa de sete dias se usar o anel. Por exemplo, se você colocou o anel contraceptivo em uma segunda-feira, você deverá retirá-lo três semanas depois, também na segunda-feira, e irá inserir outro na terça-feira seguinte. É importante que haja uma regularidade no horário das colocações de remoções do anel, assim como a tomada das pílulas.

A colocação do anel é muito simples e pode ser feita em casa, pela própria mulher. O método é muito parecido com o da colocação de um absorvente interno. É simples, basta estar com as mãos bem higienizadas, dobrar o anel ao meio e introduzi-lo, usando o dedo indicador para acomodá-lo. Leve até o fim, quando não irá senti-lo mais. Não é preciso se preocupar com desconfortos, pois a mulher nem sente que o está usando, bem como o parceiro durante as relações sexuais.

Com a utilização correta do anel, a sua eficácia e de 99,7%.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário