Conheça o poder da fé dos baianos

fegrande

O baiano carrega uma fé inabalável à religião faz parte de sua vida eles levam sem problemas no peito guias e crucifixo. Bate cabeça para orixás e ajoelha diante da Virgem. Reza e dança.

É assim o baiano que sem grandes problemas pode estar em um barracão de candomblé agora e logo depois na igreja católica pedido ajuda ao Senhor do Bonfim.

No culto africano, não há problema algum, em que seus freqüentadores sigam outras religiões, existindo casas de santo que não aceitam esse tipo de postura. Alguns afro-descendentes no Brasil atendem os dois lados  santos e orixás, aumentando assim a sua fé.

Os baianos fazem uma verdadeira celebração da fé.
O dia de São João é muito festejado. Com direito a novena, que é encerrada pouco antes do início da festa. No mês de junho é feita uma trezena de santo Antônio, o outro ponto alto é a festa de Iemanjá.

O oratório, é muito comum em suas casas, repletos de santos. As guias ou também conhecidos como colares do candomblé são os principais paramentos de pessoas, cabeceira da cama ou em esculturas de orixás, as fitas do Senhor do Bonfim está por todos os lados.

O sincretismo é mostrado em algumas festas como a de santa Bárbara, em 4 de dezembro. O povo se veste de branco e vermelho para acompanhar a procissão, que no candomblé, é Iansã, muitas pessoas recebem o santo na rua.
Por terem características mais ou menos comuns de orixás e santos acontecem o sincretismo.

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que fica no Pelourinho, as missas são realizadas com atabaques e cantos afros.

A mistura de filosofia e cultura explica essa união sem grandes problemas.
Para os africanos, que trouxeram a religião ao Brasil ser religioso significava viver o momento em plenitude, celebrar a vida e usufruir dela da melhor maneira possível.

As festas, como a de Iemanjá, lavagem do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia e muitas outras, fazem parte do calendário turístico da cidade. Como diz o povo do candomblé: Ogum é maior do que tudo isso!

É esse tipo de fé que todos nós brasileiros precisamos ter para que o amanhã seja bem melhor que o hoje.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário