Conheça os principais benefícios da vitamina D

Os benefícios da vitamina D

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A vitamina D é uma das principais vitaminas para o nosso organismo, favorecendo, especialmente, a nossa formação óssea. Além disso, a vitamina D também é muito benéfica para o nosso corpo em outros sentidos, por exemplo, ela ajuda a reforçar a nossa imunidade, protege o nosso coração e até pode influenciar na perda de peso, auxiliando no processo de emagrecimento. Vamos conferir mais detalhadamente quais são os benefícios da vitamina D:

Vitamina D para perder peso

Em relação ao estímulo para emagrecimento, a vitamina D age na questão da produção de insulina. Quando estamos com baixos níveis de vitamina D no organismo, os receptores de insulina nas células também são reduzidos, fazendo com que haja uma resistência ao hormônio. Isso faz com que o pâncreas produza muito mais insulina, o que gera um acúmulo de gordura e inflamações, estimulando o apetite. Além disso, os baixos níveis de insulina também podem acarretar as possibilidades de desenvolvimento de doenças como a diabetes, hipertensão e obesidade, as quais afetam o funcionamento do nosso coração.

Vitamina D para proteger o coração

Já, quando o assunto é a vitamina D para beneficiar o nosso coração, ela atua condicionando o músculo cardíaco e bombeando melhor o sangue. A vitamina também age na proteção do nosso coração através da produção de renina, um hormônio que influencia no controle da pressão arterial.

Vitamina D para proteger o nosso organismo

A vitamina pode ser muito importante para reforçar o nosso sistema imunológico. Um estudo realizado em uma universidade dos Estados Unidos apontou que pessoas com os níveis adequados de vitamina D no organismo são muito mais resistentes em casos de contaminações por vírus ou bactérias. A recuperação após um problema de saúde é muito mais rápida. Além disso, a vitamina D também ajuda estimular a produção de glóbulos brancos no sangue, os quais são importantes para combater infecções.

A vitamina D pode ser absorvida através do consumo de leite, salmão, sardinha, cogumelos, ovos, óleo de fígado de peixe e até alguns cereais que são enriquecidos por ela. É aconselhável o consumo de cinco microgramas por dia para pessoas de até 50 anos. Esse valor vai aumentando por etapas, sendo que entre 50 e 71 é de 10 microgramas e acima dos 71 é de 15 ao dia. Além disso, você também pode absorver a vitamina D através do sol, para isso, bastam 15 minutos exposto sem proteção, entre 10 e 14h. Pegando sol nos braços e pernas já é suficiente, não precisa expor o rosto.

 

Por Íngrid de Castro

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