Conheça os Riscos da Cafeína

Conheça os riscos da cafeína 1

 

Conheça os riscos da cafeína para a saúde

A cafeína é uma substância presente no café, nos chás, nos refrigerantes, nas bebidas energéticas e em muitos alimentos. Possui a função de deixar o organismo em estado de alerta, por isso é muito utilizada para mascarar o sono e cansaço, sentir mais energia e disposição. Há uma quantidade limite para consumi-la, caso contrário ela pode afetar a nossa saúde.

Podemos consumir entre duzentas e trezentas miligramas de cafeína diariamente, sem que nenhum risco seja oferecido à saúde. Quando o consumo excede esta quantia e alcança níveis como 500 a 600 mg por dia, já é considerado perigoso e prejudicial. O consumo desmedido de cafeína é considerado risco para pessoas com pressão alta, pois a substância deixa os batimentos do coração mais acelerados.

A falta desta substância pode causar alterações de humor repentinas, aumento da ansiedade, irritabilidade, sintomas de depressão e, até mesmo, insônia. Se você está habituado a consumir grande quantidade de alimentos, bebidas e outros produtos com cafeína, tente ir diminuindo o consumo gradualmente. Se você bebia cinco xícaras de café ao dia, tente diminui a cada semana uma xícara.

A sensação de falta de sono causada pelo grande consumo de cafeína pode causar distúrbios no ciclo do sono, como fadiga, baixa qualidade no desempenho físico e falta de energia para exercer qualquer tipo de atividade, ou seja, o café em excesso também pode lhe garantir desânimo.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário