Cuidados com a Tatuagem – antes e depois

Atualizado em:

cuidados com a tatuagem Cuidados com a Tatuagem   antes e depois

Existem alguns cuidados que devemos ter quando tomamos a decisão de fazer uma tatuagem e pensando nisso reunimos algumas dicas para você que esta decidio(a) em fazer uma Tattoo.

É necessário ficar atento(a) para depois não se arrepender prestando atenção em alguns cuidados básicos tudo irá correr bem no final !

Dicas cuidados com a Tatauagem – Antes e Depois

Antes da tatuagem

Escolha um tatuador profissional e de confiança, preocupado com a higiene e com a qualidade do trabalho.
Faça uma visita ao estúdio e conferira as condições de higiene do local.
Analise os trabalhos realizados pelo tatuador escolhido peça para ver fotos como referência dos trabalhos.
Escolha um tatuador que domine o estilo de tatuagem que você pretende fazer.
Conversar com o tatuador é muito importante, não guarde dúvidas e peça sugestões, esclareça todas as dúvidas antes de começar.
No caso de cicatrizes e manchas consulte imediamente o dermatologista antes de se tatuar.
Cuidado com Tatuagens que simbolizam bandas, times, nome de namorado(a), crença etc… (pois existe o risco de você se arrepender futuramente).
Separe um bom tempo para pesquisar o seu desenho, caso você já não tenha definido, internet e revistas especializadas são boas fontes de pesquisas.
Não escolha um tatuador pelo preço de suas tatuagens e sim por sua competência.

Durante a tatuagem

Mantenha-se calmo(a), o nervosismo pode causar desmaios e ainda deixar o tabalho inacabado.
Evite se mexer, movimentos bruscos atrapalham o trabalho do tatuador.
Caso tenha necessidade de se movimentar, espirrar, se coçar avise o tatuador antes.
Evite excesso de companhia, o tatuador precisa de um ambiente tranqüilo para poder criar e elaborar a tatuagem em harmonia, o ideal é a presença de um acompanhante no máximo.
Seja paciente, quanto maior e mais elaborada a tatuagem mais tempo será exigido.

Cuidados pós-tatuagem

Lavagem
Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem.

Água
A água é um elemento importante para no processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.


Pomada

Uma nova camada de pomada deve ser aplicada logo em seguida, bem fina, até completa cicatrização da tatuagem, que pode levar de uma semana a 60 dias. Em média três vezes por dia é o ideal. Algumas pessoas podem ter alergia à pomada combinada com algumas tintas, ou com perfuração excessiva da pele. Nesses casos, a pele pode formar bolhas e descolar o desenho. Recomenda-se nesses casos, muito cuidado para não arrancar o pedaço, e a suspensão imediata do uso da pomada para cicatrização a seco, também muito eficiente. A única diferença é que a pomada melhora um pouco a fixação do pigmento. As pomadas costumam conter dexpantenol, um ácido que ajuda a formação do tecido sem excessiva troca de células.

Casquinha
Não tire a casquinha! É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as casquinhas para que “cicatrize logo” pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a casquinha parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se coçar no local. Nunca arranque a casquinha!

Alimentação
Deve-se tomar muito cuidado com a alimentação nos períodos de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento mais reativo e sofrer alergias, que podem comprometer o trabalho. Apesar de raro, é uma possibilidade.

Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos:

muito gordurosos

frutos do mar

comida japonesa

pimentas

carne de porco

Seguindo essas dicas sua tatuagem certamente ficará linda !!!

Fontes: Portal tattoo & tatto foto net

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!