Cuidados com o câncer de mama

Cuidados com o câncer de mama – antes e após o diagnótico

Cuidados com o Câncer de Mama 1

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o segundo câncer mais comum no mundo, sendo o tipo que mais atinge as mulheres, sendo responsável por 22% dos novos casos a cada ano. Este tipo de câncer se desenvolve, na maioria dos casos, em mulheres acima dos 35 anos. Quando identificado em fase inicial, o prognóstico é relativamente positivo.

Quem recebe o diagnóstico de câncer de mama precisa tomar alguns cuidados especiais para que o tratamento corra bem, além de melhorar o dia a dia com a doença. Podemos começar falando sobre os cuidados com a alimentação, que é extremamente importante para fazer com que nos sintamos bem. Consulte uma nutricionista para saber a alimentação mais adequada para você, mas possivelmente a indicação será de grande consumo de frutas, vegetais e proteínas magras, evitando sempre as frituras, pois elas aumentam a formação de hormônio feminino, podendo fazer com que o câncer de mama se desenvolva mais.

Além de uma rotina de alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, mesmo que iniciada tardiamente, ajuda bastante na redução de risco de desenvolvimento de câncer de mama. Estima-se que essa redução seja de 10% de chance. Você não precisa virar uma atleta do dia para a noite, mas uma caminhada leve de 30 minutos diariamente já pode ser o suficiente.

Para quem já obteve o diagnóstico e iniciou os tratamentos, algumas dicas são muito importantes. A alimentação, mais uma vez, é muito importante e merece atenção, pois na fase da quimioterapia os enjoos são frequentes, portanto, aposte em uma alimentação mais leve, livre de alimentos fortes, como alho e cebola, os quais podem estimular ainda mais as náuseas. Além disso, comer devagar também é uma boa dica para evitar esse mal-estar.

No pós operatório também é muito importante manter os cuidados com corpo. Uma das coisas mais importantes é o cuidado com o braço do qual foram retiradas as ínguas das axilas. Este braço precisa ser protegido, evitando qualquer tipo de trauma, machucado ou até mesmo força. Até a depilação, um procedimento tão simples para a maioria das mulheres, deve ser feita com muito cuidado.

A dica mais importante de toda é, com certeza, a prevenção. Consulte um médico especialista e faça sempre que necessário a mamografia, que é a melhor maneira de identificar um câncer precocemente. O autoexame das mamas também é essencial, fique de olho do seu corpo e perceba os sinais que ele dá.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário