Cuidados com o Gás da Cozinha

Para manter sua casa e família a salvo de acidentes, como explosões ou mesmo intoxicações graves, é preciso ter bastante cuidado com o gás de cozinha; que pode vir a escapar através do botijão, ainda utilizado em muitas residências. Por ser altamente inflamável, a utilização do gás de cozinha requer alguns cuidados básicos. Veja, abaixo, algumas precauções a serem tomadas:

– Procure colocar o botijão sempre em local ventilado e nunca dentro de armários ou embutidos. Ele precisa apenas estar em local coberto.

– O botijão nunca deve ser colocado próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas em geral ou de ralos, pois pode escoar e causar acidentes.

– Nunca deixe o botijão deitado ou virado.

– Não deixe o botijão exposto ao sol ou ao calor excessivo.

– Caso sinta cheiro de gás, não acenda luzes, fósforos ou isqueiros. Também não fume ou ligue aparelhos elétricos. Feche o registro do botijão e abra portas e janelas para arejar o ambiente.

– O botijão deve ficar longe de tomadas, interruptores, instalações elétricas e ralos, para onde o gás pode escoar e causar explosões.

– Mantenha o botijão em local ventilado. Nunca dentro de armários ou gabinetes.

– O gás de botijão só é perigoso à saúde quando toma todo o ambiente, expulsando dali o oxigênio, o que pode causar asfixia. por isso, nunca instale queimador ou lampião diretamente no botijão. A proximidade da chama pode aquecer o botijão e causar acidentes graves.Use sempre o regulador de pressão de gás.

– Tenha cuidado ao utilizar botijões de 1kg e de 2kg, pois estes não possuem dispositivos de segurança anti-explosão (plug-fusível).

– Nunca aceite botijão enferrujado, com amassamentos acentuados, alça solta ou a base danificada. E Verifique a existência da identificação da companhia de gás no botijão e no caminhão.

– Observe se há vazamento na válvula. Veja a existência do rótulo de instruções e o lacre sobre a válvula com a marca da companhia de gás.

– Nunca compre botijões de gás distribuídos por caminhões de venda clandestina.

– Não passe a mangueira por trás do fogão. Se a entrada do fogão precisa ser modificada, chame a assistência técnica do fabricante ou pessoa credenciada para o serviço.

– Nunca deite e nem vire o botijão para saber se todo o gás foi usado.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário